Após o Governo do Amazonas decretar, na última segunda-feira (16), situação de emergência no Estado, pelos próximos 120 dias, para a prevenção e controle do novo coronavírus (Covid-19), o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) solicitou nesta terça-feira (17), que recursos do Executivo destinados para eventos sejam realocados na área da saúde. Em seu discurso na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o parlamentar sugeriu que metade do orçamento reservado para a cultura do Estado fossem aplicados para melhorias nas unidades de saúde e no reforço do combate à doença.
“Nós estamos falando de uma pandemia que vai entrar nos livros da História de forma triste. A minha preocupação é da onde vão vir os recursos. Temos hoje R$ 100 milhões para a cultura e a minha sugestão é remanejar R$ 50 milhões para a instalação de UTIs e melhorar a nossa capacidade no enfrentamento do coronavírus”, explicou Barreto.
O Líder de oposição comentou sobre o decreto do Executivo, que adotou várias medidas preventivas como a suspensão das aulas da rede estadual de ensino e de eventos promovidos pelo Governo, entre outros. No entanto, o parlamentar salientou que a sociedade amazonense precisa saber quais serão as ações concretas para conter a pandemia do Covid-19.
“Eu acredito que o decreto emergencial foi acertado, mas eu preciso saber na prática o que de fato terá de ações concretas. De onde vem os recursos, para onde vão, quais são as capacidades instaladas de UTIs, como ficará o nosso interior. Queremos saber essas respostas, não é mais oposição e governo. Estamos aqui todos unidos e irmanados para enfrentar e combater o coronavírus”, afirmou Wilker.
Medidas no Líder da Minoria
Para se precaver da contaminação do Covid-19, Wilker adotou também algumas medidas preventivas no gabinete do Líder da Minoria. O parlamentar reduziu em 30% a permanência dos seus servidores, entre assessores de comunicação e chefia parlamentar, para trabalhar no regime Home Office, ou seja, o trabalho será feito na residência dos próprios empregados.
Números
Nesta terça-feira (17), a agência AFP divulgou um estudo com dados atualizados da Covid-19 em todo o mundo, baseado em fontes oficiais. Segundo o balanço, o número de mortes pelo novo coronavírus já chega a 7.063 mortes no planeta, desde a primeira descoberta da doença, em dezembro, na China. O balanço aponta ainda que 180 mil pessoas contraíram a Covid-19 em 145 países e territórios. Nas últimas 24 horas, os países que registraram mais mortes foram Itália, com 349 novas mortes, Irã (129) e França (36) e Espanha (21).
No Brasil, as secretarias estaduais de saúde divulgaram, também nesta terça, 301 casos confirmados do novo coronavírus em todo o país. O estado de São Paulo registrou o primeiro caso de morte em território brasileiro nesta terça-feira. O homem tinha 62 anos e estava internado em um hospital particular.
Gabinete do Deputado Wilker Barreto (Podemos)
Texto: Assessoria do Deputado
Anderson Silva (92) 99173-7780 / 99906-2653
Nathalia Silveira (92) 98157-3351
Gabinete (92) 3183-4324
Foto: Danilo Mello/ Aleam