As unidades de saúde da Prefeitura de Manaus deverão receber uma sobrecarga de usuários nas próximas semanas. O aumento no fluxo de pessoas poderá estar relacionado a busca pelo atendimento e por informações devido a possibilidade da transmissão comunitária do Coronavírus, Covid 19, na cidade. A aglomeração de pessoas nas unidades de saúde poderá transformar esses locais em potenciais de focos de transmissão da doença.
Diante dessa possibilidade, o vereador Marcelo Serafim (PSB), que é farmacêutico e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus (CMM), apresentou Indicação ao poder executivo municipal solicitando que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) altere a rotina de dispensação de medicamentos de controle para hipertensão e diabetes, do programa Hiperdia.
“Temos profissionais farmacêuticos dedicados que trabalham com equipes incompletas e sobrecarregados em praticamente todas as UBSs. Essa é uma questão que precisamos resolver imediatamente. As farmácias são ponto de concentração da população idosa no interior das UBSs. São pessoas que vão todos os meses pegar os seus medicamentos para controle da hipertensão e diabetes. Estou recomendando que a Semsa fortaleça as equipes ainda esta semana e que a partir da próxima semana libere medicações para 90 dias. Isso evitará que a pessoa precise ir de 30 em 30 dias à UBS para pegar essa medicação e vai retirar uma boa quantidade de idosos de dentro dessas unidades. Acreditamos que com essa medida estaremos protegendo cada um deles. Além disso, defendo que sejam suspensas as consultas rotineiras para a renovação de receitas e que mesmo quando vencidas, elas sejam aceitas pelas farmácias, pelo menos nos próximos 60 dias. Nesse momento precisamos distanciar, de todas as formas, os idosos dessas unidades de saúde”, concluiu Marcelo Serafim.
Texto: Assessoria do vereador Marcelo Serafim
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM
O post Marcelo Serafim recomenda liberação de medicamentos do programa Hiperdia para três meses apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.