Prefeitura realiza 1º Encontro de Liderança Pedagógica com servidores da educação

Prefeitura realiza 1º Encontro de Liderança Pedagógica com servidores da educação

Prefeitura realiza 1º Encontro de Liderança Pedagógica com servidores da educação

Para manter os bons resultados alcançados em 2019 e atingir novos desafios na REDE municipal de ensino, a Prefeitura de Manaus realizou nesta quinta-feira, 12/3, o 1º Encontro de Liderança Pedagógica. A ação foi realizada na escola da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na avenida Mário Ypiranga Monteiro, Parque 10, zona Centro-Sul.

A secretária municipal de educação, Kátia Schweickardt, e a subsecretária municipal de Gestão Educacional, Euzeni Araújo, além de mais 40 servidores da educação, entre diretores de departamentos, chefes e assessores das Divisões Distritais Zonais (DDZ), participaram do estudo que tratou do método “Planejar, Fazer, Verificar e Agir” (PDCA).

O PDCA é a elaboração de planos de ação, onde são trabalhados vários temas como organização, indicadores, fins e meios, meta, entre outros, e o conceito de gestão, onde é preciso que o triângulo de excelência, composto por lideranças, métodos e conhecimento, seja colocado em prática para que as metas da REDE municipal sejam alcançadas.

Para a secretária Kátia Schweickardt, a Semed, assim como as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fomenta nos estudantes o espírito de liderança, assim como os líderes de cada setor que precisam saber coordenar os programas desenvolvidos na secretaria, por meio do método PDCA.

“Esse momento é muito importante para todos da educação. Aqui Podemos falar um pouco das nossas experiências como líderes e também fortalecer ainda mais uma das nossas principais habilidades e competências que está dentro da BNCC, que é incentivar nos nossos estudantes o espírito de liderança. Alguns alunos já nascem com esse perfil, mas outros precisam adquirir conhecimentos, é nesse sentido que trabalhamos. E na Semed cada programa é desenvolvido por uma equipe de liderança que utiliza o método PDCA, no qual é elaborado um plano de ação com impactos positivos no papel que cada um desempenha”, explicou Kátia.

As instruções sobre o PDCA foram repassadas aos líderes pela consultora do Instituto Aquila, Cynthia Zovka. Para ela, o método busca a melhoria nos resultados. “Esse método já é utilizado na Semed para alcançar as metas, assim como para visualizar e identificar a causa de problemas e daí o plano PODE ser elaborado com alinhamentos de conceitos”, comentou Cynthia Zovka.

A chefe da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), Rita Luna, falou da importância do encontro para gestores públicos que atuam na educação de Manaus.

Manaus é uma REDE de educação muito grande e nós não conseguimos identificar os problemas sem estar de fato acompanhando todas as ações na Semed. Por isso são necessários momentos como este, onde Podemos dialogar e coletivamente programar atividades que mostrem resultados positivos no processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos”, disse Rita.

Texto – Érica Marinho / Semed
Fotos – Eliton Santos / Semed

Secretaria Municipal de educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054 


Publicado em: 12/03/2020 às 16:57
Categoria(s): SEMED