A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou nesta quarta-feira (11/3), uma tribuna popular com a participação de representantes dos trabalhadores do segmento de táxi frete para discutir melhorias para a categoria. Na reunião, realizada no plenário Adriano Jorge, proposta pelo vereador Isaac Tayah (DC), foram discutidos os pontos apresentados pelos trabalhadores como a ampliação do tempo de vida útil dos veículos de taxi frete, passando de 10 para 15 anos, a destinação de algumas vagas do sistema de estacionamento Zona Azul para esses veículos e também a liberação para que possam transitar na faixa azul.
Durante a tribuna, o vereador Isaac Tayah destacou o projeto de lei 390/2019 que pretende alterar o artigo 13, da lei 1896, de 12 de agosto de 2014, que dispõe sobre os Serviços de Transporte de Pequenas e Médias Cargas acompanhadas de passageiros. Segundo ele, a lei apresenta um desequilíbrio nos prazos estabelecidos pelo poder executivo, ao segmento de táxi frete. “Nosso objetivo é restabelecer esse equilíbrio, e ampliar para 15 anos o tempo de vida útil dos veículos regularmente licenciados para a exploração do serviço de táxi frete”, explicou.
Isaac Tayah também questionou sobre a atuação dos carros fretes que agem de forma irregular em Manaus. Ele disse que o transporte clandestino é perigoso e ilegal e ressaltou que é preciso tomar providências. “A classe de frete táxi vem lutando há bastante tempo. Primeiro vamos resolver o que é prioridade, garantindo os empregos desses profissionais que estão trabalhando para levar o sustento para as suas famílias, depois vamos trabalhar para combater o transporte clandestino na cidade”, afirmou.
Jonatas Martins, representante dos táxi frete pediu aos vereadores que se sensibilizem com a causa e atentem para as reivindicações apresentadas, como a alteração do tempo de vida útil dos veículos, o direito de transitar na faixa azul e um possível financiamento para renovar a frota. “Eu acredito que vai ser resolvido, tivemos o apoio da maioria dos vereadores e isso representa um grande avanço para a categoria” ressaltou.
Edson Alves, representando o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento de Manaus (Sifretam), pediu a ajuda dos vereadores para resolver a situação de alguns motoristas do segmento de táxi frete, que estão sem poder transitar na cidade por estar com seus veículos fora do tempo de vida útil. “No momento o que esperamos é que seja prolongada a vida útil dos nossos carros e aguardar que as demais reivindicações sejam atendidas”, destacou.
O presidente da Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR), vereador Dante (PSDB), também deu as suas contribuições e disse estar disposto a analisar com bastante cuidado e cautela o projeto de lei de autoria do vereador Isaac Tayah. “Essa é uma questão de mobilidade urbana e precisamos tratar o tema com respeito, buscando adequar à lei da melhor maneira, pois não se trata somente de carros, mas de famílias que ganham o seu sustento por meio do serviço de táxi frete”, salientou.
Também participaram do debate os vereadores professora Jacqueline (sem partido), Mirtes Salles (PL), Bessa (SD), Cláudio Proença (PL) Chico Preto (PMN) e professor Gedeão Amorim (MDB).
Texto: Eriana Monteiro – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM
O post CMM promove tribuna popular para debater melhorias no serviço de taxi frete em Manaus apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.