A Câmara Municipal de Manaus (CMM) recebeu nesta terça-feira (10/3), a primeira edição da “Tenda Holística Itinerante de 2020”, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A programação realizada no Salão Nobre Paulo Nasser e contou com demonstração das técnicas reiki, meditação, acupuntura e aromaterapia, além de orientações sobre o uso de plantas medicinais e distribuição de mudas.
De acordo com a técnica da Gerência de Promoção da Saúde (GPROS/Semsa), fisioterapeuta Gabriela Santos, o projeto “Tenda Itinerante” tem o objetivo de levar atendimentos em praticas integrativas e complementares à população, em diferentes locais de Manaus. Segundo ela, a equipe conta com o apoio de profissionais das Unidades de Saúde e de Serviços como a Vigilância Sanitária, Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e Assistência Farmacêutica da Semsa.
Gabriela Santos disse que em 2018 foi apresentado ao Conselho Municipal de Saúde, um projeto de lei propondo a implantação das Práticas Integrativas e Complementares (PICS), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ela, o projeto será enviado à CMM esse mês.
“O nosso objetivo é que todos os servidores e vereadores possam ter a oportunidade de conhecer e experimentar essas práticas integrativas e assim, quando o projeto chegar à Câmara Municipal para análise, os vereadores já terão informações sobre os benefícios dessas práticas para a saúde”, ressalta Gabriela Santos.
A enfermeira da Comissão de Implantação das Práticas Integrativas e Complementares, Wânia Rodrigues, a ação foi organizada para divulgar as práticas integrativas. Segundo ela, depois de concluir um curso do Ministério da Saúde, começou a oferecer o serviço de auriculoterapia à população manauara.
Wânia Rodrigues explicou que a auriculoterapia é uma prática milenar da cultura chinesa, visando a utilização de pontos nas orelhas para tratamento de diversos sinais
e sintomas comuns em diferentes patologias, trazendo benefícios nas áreas física, mental e emocional do paciente. “Um dos benefícios para o paciente é a redução na necessidade do uso de remédios para tratar doenças, minimizando os possíveis efeitos colaterais de medicamentos”, explicou.
A servidora Liege Albuquerque aproveitou para conhecer os serviços ofertados a Tenda Holística Itinerante e contou que sempre gostou do tratamento realizado por meio da medicina alternativa. “Foi ótimo o atendimento. Eu gosto muito dessas terapias alternativas que proporcionam um controle maior sobre as nossas emoções. Então a gente tem que saber controlar isso, essa ideia de fazer reiki, auriculoterapia são boas para você ter o controle”, contou.
A Semsa agendou também edições da Tenda Itinerante na Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), nos dias 6 e 7 de abril, e na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Figliuolo, bairro Lago Azul (zona Norte), no dia 13 de maio.
Texto: Eriana Monteiro – Dircom/CMM
Foto: Marivaldo Silva – Dircom/CMM
O post Câmara Municipal de Manaus é a primeira instituição a receber Tenda Holística Itinerante apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.