O vereador Alonso Oliveira (Podemos) chamou a atenção para o excesso de tributação e tempo de espera que os contribuintes do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) vêm enfrentado com as atuais reformas realizadas pelo governo federal. O pronunciamento foi feito na manhã desta segunda-feira (9/3), na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
De acordo com o vereador, benefícios que antes levavam 45 dias para serem analisados pelo órgão federal, têm levado mais de um ano para “caminhar” dentro do INSS. “Isso quando o contribuinte não precisa procurar as vias judiciais para receber seus direitos, pois o tempo de espera pode passar dos dois anos”, explicou.
Ele chamou a atenção para a tributação nos valores. Segundo Alonso, após a espera para a liberação do benefício, há descontos no Imposto de Renda de até 27,5%, gerando grande prejuízo para quem esperou pelo pagamento, em grande parte, sem nenhuma fonte de renda adicional.
“Um contribuinte que espera dois anos para receber determinado valor, se mantendo com a ajuda de familiares, uma vez que essas pessoas em sua maioria não têm empregos ou não podem trabalhar, ainda ganham o Leão como sócio. Isso é um absurdo”, disse Alonso, que convocou os vereadores para um debate sobre o tema.
Texto: Assessoria do vereador Alonso Oliveira
Foto: Thelson Sousa – Assessoria do vereador Alonso Oliveira
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM
O post Alonso Oliveira diz que contribuintes estão sendo duplamente penalizados pelo INSS apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.