17:31 – 07/03/2020
FOTO: Divulgação
O Centro de Detenção Provisória Masculino 1 (CDPM 1), localizado no km 08 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), concluiu o primeiro curso profissionalizante promovido neste ano dentro da unidade prisional. A entrega dos certificados aos 11 internos que participaram do Curso de Bombeiro Hidráulico foi realizada nessa sexta-feira (06/03) pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
As aulas tiveram um mês de duração, com uma carga horária de 108 horas. Dentre os assuntos abordados, previstos no conteúdo programático, estavam a capacitação técnica para diagnosticar, reparar, instalar e manter o perfeito funcionamento das instalações hidráulicas.
Para o diretor do CDPM 1, Erivan Miller, os cursos de capacitação auxiliam diretamente no processo de ressocialização dos internos. “É nítida a mudança de postura, de disciplina e de comportamento quando eles passam a participar dos cursos”, frisou ele.
Com a conclusão do curso, os internos aguardam a abertura de vagas para a inserção nos projetos de remição da pena pelo trabalho não remunerado, o “Trabalhando a Liberdade”. “Aqueles que participam dos projetos são aproveitados e incentivados a fazer novos cursos. O objetivo é diversificar o currículo deles”, afirmou Miller.
De acordo com o diretor do CDPM 1, a escolha dos cursos profissionalizantes está relacionada às necessidades do mercado de trabalho. “No ambiente externo, após o cárcere, são profissões que possuem um alto índice de empregabilidade”, avaliou.
Parceria – O Curso de Bombeiro Hidráulico foi realizado pela Seap em parceria com a empresa de cogestão do CDPM 1, a Umanizzare Gestão Prisional, por intermédio do Núcleo de Aprendizado Profissional (NAP).
Ao longo deste ano, estão previstos mais cursos profissionalizantes. Na programação da unidade estão os cursos de Eletricista, Serviços Gerais e de Manutenção de Ar-Condicionado.
Reportar Erro
[embedded content]
Notícias Relacionadas