Ao saber da proposta do governo Federal em criar uma Zona Franca no arquipélago de Marajó, no Estado do Pará, o deputado estadual Fausto Jr. (PV) cobrou do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) o comprometimento com o povo do Amazonas e com as empresas instaladas na Zona Franca de Manaus (ZFM).
Durante discurso nesta quinta-feira (5) no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Fausto Jr. disse que é a favor de levar desenvolvimento a localidades carentes do País, porém esse desenvolvimento não pode ser à custa do abandono de outras regiões.
O deputado lembra que a ZFM foi criada com o propósito de preservar os recursos naturais do Amazonas, além de garantir o combate à pobreza mediante a geração de empregos.
O mesmo propósito não pode ser aplicado ao Estado do Pará, que sofre com o desmatamento e danos ambientais ao longo de décadas, argumenta o deputado.
De acordo com reportagem do jornal O Globo, a proposta de criação da Zona Franca do Marajó vem sendo discutida há alguns meses entre o presidente Bolsonaro e o governador do Pará, Hélder Barbalho, que pretendem atrair investimentos do setor privado para a região.
Segundo O Globo, Bolsonaro já pediu ao ministro da Economia, Paulo Guedes, um estudo com propostas de incentivos fiscais semelhantes à da ZFM para ser implantado no Pará.
A notícia pegou de surpresa os empresários, políticos e economistas do Amazonas, que desde o ano passado vem lutando contra o governo Federal para preservar os incentivos fiscais da ZFM na reforma tributária.
Gabinete do Deputado Fausto Jr. (PV)
Texto: Assessoria do Deputado
Hugo Bronzere (92) 99239-6271
Foto: Noa Magalhães