Escola Municipal Dom Jacson Damasceno realiza ação em alusão ao ‘Fevereiro Roxo’
Alunos e professores da Escola Municipal Dom Jacson Damasceno, localizada no Bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, participaram na tarde desta quinta-feira, 20/2, do evento alusivo a campanha do Fevereiro Roxo da Secretaria Municipal de Administração (Semad). A atividade tem como objetivo promover a qualidade de vida dos servidores lotados nas secretarias da Prefeitura de Manaus, por meio de ações preventivas que buscam promover sensibilização para manutenção da saúde no funcionalismo público.
O evento foi realizado em diferentes pontos da unidade de ensino e contou com participação de mais de 500 pessoas, entre alunos e professores.
A campanha nacional alusiva ao “Fevereiro Roxo” tem foco nos cuidados referentes a doenças como Alzhaimer, Lupus e Fibromialgia. O tema foi escolhido também em razão do aparecimento de afastamentos e Readaptação de Função por Fibromialgia no quadro funcional da Prefeitura de Manaus, em especial em casos detectados em unidades da Divisão Distrital Zonal DDZ Leste 2 da Secretaria municipal de Educação (Semed)
O evento foi realizado de uma forma descontraída e interdisciplinar, aliando a prática esportiva e momentos de discussão, por meio da palestra que trabalhou o tema em questão. Durante atividade alunos e professores aprenderam, por exemplo, os tipos de doenças musculoesqueléticas, formas de prevenção, o que leva o surgimento delas.
A ação foi trabalhada em salas de temáticas, com aulas de danças, sessão de alongamento, aferição de pressão , circuito de funcional. Além disso, foi feito o aferimento Índice de massa corporal (IMC) e de cintura e quadril (ICQ) de alunos e professores. Teve ainda aula de ginastica, dicas de postura e sobre uso correto de mochila.
“O evento foi muito bom, porque os alunos envolveram de forma muito efetiva tanto na palestra quanto nas salas temáticas e acredito que saíram da atividade mais preocupados com a saúde deles. Ou seja, a nossa expectativa para esse evento foi superada”, disse o gestor da unidade, Ivonelson da Silva.
Segundo o coordenador geral de educação física da DDZ Leste 2, Jobson Silva, a temática foi importante para alertar as pessoas sobre as doenças musculoesqueléticas e, assim, evitar a incidência dessas moléstias em especial na rede municipal de ensino.
“A incidência dessas doenças é muito alta, então quanto mais a gente combater será melhor para professor e para secretaria como um todo”, disse.
Texto: Emerson Santos
Fotos: Divulgação
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054