Diário Digital será a nova ferramenta dos professores dos Anos Finais do ensino fundamental
Mais de 130 unidades de ensino da rede municipal de Manaus passarão a trabalhar com o Diário Digital no primeiro bimestre do ano letivo 2020. Farão uso da ferramenta 3.225 professores de sala de aula, que atendem aproximadamente 63 mil alunos do 6° ao 9° ano, do ensino fundamental, e do segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O Diário Digital, que foi desenvolvido pela empresa de Processamento de Dados do Amazonas S/A (Prodam), substituirá todo o registro físico utilizado pelo docente. A partir de agora, todo trabalho será feito de forma digital, como frequência, conteúdo ministrado, notas, indicação do aluno para prova de segunda chamada, recuperação paralela, conselho de classe, entre outras atividades pedagógicas.
De acordo com a chefe do Departamento Geral dos Distritos (DGED) da Semed, Selma Trindade, o Diário Digital ajudará o trabalho pedagógico e beneficiará mais alunos dentro da rede municipal de ensino.
“Os diretores, pedagogos, secretários escolares, enfim, trouxeram para a gente que esse processo do diário digital deu uma agilidade a toda essa questão pertinente a frequência do aluno, conteúdo, a nota, e tudo mais”, explicou.
O diretor-presidente da Prodam, João Guilherme de Moraes, falou das vantagens trazidas pela ferramenta. “O professor pode ter acesso, rapidamente, a relatórios gerenciais, que indicam automaticamente se um aluno alcançou a nota mínima exigida, de acordo com os parâmetros de desempenho pré-estabelecidos, além de agilizar o lançamento de frequência, conteúdo ministrado, agendamento de avaliações, lançamento de notas e conceitos e, ainda, permitir melhor avaliação do desempenho dos alunos”, frisou.
Além disso, a nova ferramenta é sincronizada com o Sistema Integrado de Gestão do Amazonas (Sigeam) e auxiliará na alimentação de informações do aluno no Portal da Família, este último lançado no dia 7 deste mês durante inauguração do primeiro Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) da Prefeitura de Manaus e abertura oficial do ano letivo 2020 da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Por meio do portal, os familiares poderão acompanhar as notas, frequências, horário, histórico e calendário escolar após cadastro em https://portaldafamilia.semed.manaus.am.gov.br/.
Para preparar os professores que farão uso da nova ferramenta, foram disponibilizados vídeos elaborados pela equipe da Prodam, que podem ser acessados por meio de diariodigital.semed.manaus.am.gov.br.
O objetivo do treinamento é alcançar de forma mais ágil todos os envolvidos no projeto, utilizando as tecnologias digitais. A meta é que todos estejam utilizando a ferramenta para melhoria das atividades pedagógicas em sala de aula.
Texto – Paulo Rogério Veiga / Semed
Foto – Marinho Ramos / Semcom
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054