Uma equipe de técnicos da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) esteve no município de Anamã (distante 164 quilômetros de Manaus) realizando uma análise do sistema de captação e distribuição de água da cidade, a pedido da Prefeitura Municipal.
Foram analisados sete poços de água que abastecem o município, totalizando aproximadamente 908 instalações de água, entre residências e pontos comerciais, segundo dados do Serviço de Água de Anamã (Seag). O trabalho executado pela equipe foi o de avaliar o sistema operacional, incluindo a rede de distribuição, a qualidade da água e a infraestrutura dos poços.
O presidente da Cosama, Armando do Valle, afirma que a companhia está à disposição para colaborar com qualquer município que esteja com dificuldade no abastecimento ou na qualidade da água. “É prioridade do Governo levar saúde à população do interior, que por anos esteve abandonada. Apesar de estarmos operando em 14 municípios, a Cosama também presta apoio às localidades que precisam de ajuda para ter uma água adequada para o consumo, assim como está sendo feito em Anamã”, ressaltou.
O aposentado Manoel Lázaro Vieira, morador do bairro Centro, afirma que a água da cidade precisa de melhorias urgentes. “A água de Anamã é muito ruim, tem uma coloração muito amarela e com muitas sujeiras. É preciso fazer limpeza nos canos para chegar água”, disse.
Segundo o vice-prefeito de Anamã, Caio Lasmar, a simples visita da Cosama à cidade reacende uma expectativa para a população, pois existe a chance de reverter a situação. “O maior sonho do povo de Anamã é ter uma água de qualidade. Já se passaram anos e anos para melhorar isso, e até agora nada. E hoje a gente tem lutado para conseguir mudar isso, portanto a presença de vocês na cidade dá uma esperança para a realização desse sonho”, declarou.
O diagnóstico preliminar realizado pela equipe aponta que as redes de distribuição precisam ser reestruturadas e ampliadas, principalmente para os novos bairros, e que é necessário um tratamento e controle da água nos poços onde é feita a captação. Após concluídos os resultados das análises, o levantamento final será encaminhado para a prefeitura de Anamã.
Comunidades ribeirinhas – Duas comunidades da zona rural de Anamã também foram visitadas pela equipe: a comunidade de São Sebastião e a comunidade São Raimundo. A ação faz parte do programa “Cosama na Comunidade”, que tem a finalidade de levar água potável para os ribeirinhos.
Para o gerente de Comunidade e Responsabilidade Social da Cosama, Felizardo Monteiro, foi importante visitar essas comunidades para observar de onde eles utilizam a água para consumo.
“Vimos a necessidade de visitar a comunidade de São Raimundo e São Sebastião e observamos que as famílias usam a água do rio Solimões sem tratamento algum, apesar de terem poços de água. Porém, um não funciona há mais de um ano, e outro não resolve o problema do gosto de ferrugem”, disse.