Autor da lei municipal 2.224/2017, que institui no calendário oficial de Manaus o Janeiro Branco, mês dedicado a realização de campanhas educativas sobre saúde mental, o vereador Elissandro Bessa (Solidariedade), está aproveitando o período para alertar a população, e também o poder público, para importância de tratar sobre o tema sem preconceito.
“É importante que se promovam debates sobre a saúde mental. Hoje em dia, as pessoas se traumatizam por diversas situações, mas a procura pelo tratamento ainda é muito pequena. Falar sobre isso é uma quebra de tabu. Antigamente falar de saúde, era falar sobre curas de doença, hoje em dia, se a nossa cabeça não tiver boa, nada funciona”, argumenta.
Elissandro Bessa apresenta dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) que justificam a preocupação dele e mostra a importância da necessidade de discussão sobre saúde mental. De acordo com a OMS, aproximadamente 9,3% da população brasileira tem algum transtorno de ansiedade, o que corresponde a 18,6 milhões de brasileiros. Só a depressão afeta 5,8% dos brasileiros, o equivalente a 11,5 milhões de pessoas. E é no período das festas natalinas que ocorre um aumento nos índices suicídios em todo o Planeta.
A Organização Mundial de Saúde relaciona a saúde não apenas à ausência de doenças. Relatório produzido pela instituição aponta que saúde mental é “um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, consegue enfrentar as situações estressantes que são comuns nas rotinas diárias e é capaz de ter uma vida ocupacional produtiva”.
A lei de autoria do vereador Bessa propõe a realização de campanhas educativas para levar à população informações sobre saúde mental, alertando sobre o perigo de doenças como a depressão, a ansiedade e o estresse. Além de incentivar mudanças de comportamento e a adoção de uma postura mais positiva em relação à vida.
Texto: Dircom/CMM com informações da assessoria do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
O post Vereador Bessa ressalta a importância dos cuidados com a saúde mental apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.