Para complementar campanhas que sensibilizem a sociedade sobre a importância da saúde mental, a deputada estadual Joana Darc (PL), apresentou na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), um projeto para a criação do Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio.
A temática é trabalhada nacionalmente por meio da campanha Janeiro Branco. Com o projeto de Joana, será possível identificar possíveis sintomas de transtorno metal ou psicológico, que pode incluir depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas. Alem disso, o objetivo é promover o acompanhamento de indivíduos que apresentam o perfil, minimizando a evolução dos quadros que podem chegar ao suicídio.
O projeto que tramita na Aleam, se aprovado pelos deputados e sancionado, deverá ser executado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam).
Mais sobre o projeto
Dentre as atividades estabelecidas no Plano de Prevenção ao Suicídio estão: promoção de palestras visando identificar possíveis pacientes que se enquadrem no perfil, exposição com cartazes citando sintomas, alertando para diagnóstico, e aumentando o acesso público às informações sobre todos os aspectos da prevenção de comportamento suicida.
Deverão ser idealizados canais de atendimento aos diagnosticados ou àqueles que se encontram, com possível sintoma de tentativa de suicídio, promoção da conscientização com relação a questões de bem estar mental, comportamentos suicidas, as consequências de estresse e gestão efetiva de crise, e criação de um sistema de coleta de dados integrado a Secretaria Estadual de Saúde, a fim de identificar e monitorar possíveis casos para avaliação e cuidado promovendo a interdisciplinaridade entre os profissionais que irão atuar no segmento.
Janeiro Branco
Durante o mês de Janeiro é realizada anualmente uma campanha para destacar a importância da saúde mental. O Janeiro Branco tem como objetivo principal levar as pessoas a refletirem sobre suas vidas, a qualidade dos relacionamentos e incentiva o debate sobre o tema. Sabe-se que a depressão tem sido umas doenças que têm assolado jovens e adultos desta década.
Gabinete da Deputada Joana Darc (PL)
Texto: Assessoria da Deputada
Ariane Araújo (92) 99485-4095
Foto: Fábio Romão (92) 98174-0647