Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Formação de professores e impactos da BNCC norteiam atividades em comemoração aos 43 anos do Cepan
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Formação de professores e impactos da BNCC norteiam atividades em comemoração aos 43 anos do Cepan

19/12/2019
Compartilhar

18:35 – 19/12/2019
FOTO Cleudilon Passarinho

Atividades aconteceram, nesta quinta-feira (19/12), no auditório do Centro; evento contou ainda com homenagem a ex-diretoras do espaço
O processo de formação dos educadores dentro da proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi debatido, na manhã desta quinta-feira (19/12), no auditório do Centro de formação profissional Padre José de Anchieta (Cepan). A palestra “Os impactos da BNCC na formação de professores: marcos legais, contextuais e diretrizes pedagógicas” integra a série de atividades em comemoração aos 43 anos do Centro de Formação e visa debater as diretrizes do documento homologado pelo governo brasileiro em dezembro de 2017 e que deverá orientar os direitos de aprendizagem de todos os estudantes brasileiros a partir do ano de 2021.
 O evento reuniu um público de cerca de 300 pessoas, entre educadores, gestores e pesquisadores, com intuito de identificar aspectos essenciais envolvidos na formação inicial e continuada de professores que precisam ser considerados para a implementação efetiva da BNCC.
 Ao parabenizar o Cepan, o secretário de Estado de educação e Desporto, Vicente Nogueira, afirma que o centro é uma das principais ferramentas para desenvolver e divulgar as diretrizes da BNCC no Amazonas. “A nossa administração reconhece a importância do Centro para a educação no Estado e, por conta da transformação que o ensino médio está passando, asseguro que este será um dos grandes focos da nossa atuação”, afirmou.
 A atual diretora do Cepan, Ana Lucena, cita a importância de discutir pedagogicamente as políticas que devem nortear o ensino nacional. “Sabemos que, se o currículo muda, a formação do professor também precisa ser refletida. Por isso, buscamos proporcionar um espaço de diálogo com diversas instituições que deverão ser atingidas diretamente pela BNCC”, destacou Lucena.
 Além da Secretaria Estado de educação e Desporto, a mesa foi composta por representantes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Centro de educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Instituto Federal do Amazonas (IFAM) Universidade Nilton Lins e Secretaria Municipal de educação (Semed).
 A representante do IFAM, Maria Rosangela Santos, falou da importância de se levar, com propriedade, as normas do documento ao conhecimento de todos.
 “Todo NOVO documento, enquanto marco legal, traz inúmeras contestações acerca da forma com que estes métodos serão inseridos dentro da educação do Amazonas. Com isso, vejo que a BNCC propõe mudanças grandiosas em todos os aspectos, desde a infraestrutura, gestão e formação de professores, sendo necessário possuir todo o material de apoio que possa garantir os direitos de aprendizagem dos nossos estudantes na educação básica, no intuito de que este estudante desenvolva suas habilidades mínimas necessárias para compreender um NOVO futuro e possa almejar uma instância superior”, disse.
 NOVO ensino médio – Com o tema “Itinerários Formativos para o currículo do NOVO ensino médio”, a segunda palestra do evento comemorativo desta quinta-feira, que contou com a participação das professoras Ana Lucena e Sheyla Cordeiro, teve como objetivo principal compreender o processo do ensino médio e seus marcos legais.
 Homenagens – Na ocasião, as ex-diretoras do Centro de formação profissional Padre José de Anchieta (Cepan) – entre elas a primeira diretora, Euclidia Grana Ehm Filha – foram homenageadas como forma de reconhecimento e valorização pelo trabalho desenvolvido durante os 43 anos de existência do centro.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Educação Básica, Educação Tecnológica, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado do Amazonas, Formação de Professores, Governo do Estado do Amazonas, Infraestrutura, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas apresenta projetos em seminário de inovação, ESG e turismo sustentável, em Novo Airão

25/10/2025
Governo do Amazonas

Avanços na Saúde: HPS 28 de Agosto abre nova sala de hemodiálise

25/10/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas beneficia mais de 18 mil famílias com kits bebê e cestas de alimentos entregues pela Sejusc

25/10/2025
Governo do Amazonas

Barco Hospital São João XXIII retorna a Beruri com atendimentos de saúde

24/10/2025
Governo do Amazonas

Teatro da FUnATI emociona público com espetáculo sobre a cultura amazônica em fórum nacional

24/10/2025
Governo do Amazonas

Empresa no Distrito Industrial é multada pelo Ipaam em mais de R$ 100 mil por operar sem licença

24/10/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus