A Prefeitura de Manaus está espalhando serviços de infraestrutura viária, limpeza de igarapés, dragagem e tapa-buracos por toda a cidade, em uma completa revolução de obras, que pretende estabilizar vias, promover melhor mobilidade urbana e preparar a cidade para o período de chuvas que está chegando, reduzindo os riscos de enchente nos igarapés. Nesta terça-feira, 17/12, o prefeito Arthur Virgílio Neto acompanhou os trabalhos de recapeamento asfáltico na rua São Benedito, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus.
“É uma rota de fuga muito interessante e que vai aliviar bastante o trânsito do local”, disse o prefeito, anunciando que a quarta etapa do programa Requalifica, que já está em vias de execução, vai contemplar a avenida Belo Horizonte, assim como a avenida Rodrigo Otávio. “Isso mostra que a gente trabalha Manaus como um todo e não só a zona Norte e Leste como alguns insistem em dizer”, afirmou o prefeito.
Na rua São Benedito, que faz a interligação entre a avenida Umberto Calderaro e a Belo Horizonte, são 300 metros de novo asfalto. Essa é a rua de número 50 contemplada pelo programa Requalifica 3. Além disso, a prefeitura mantém o trabalho de recuperação e estabilização de vias com o Requalifica 2 e já deu início a operação tapa-buracos, que nesta terça-feira atua em três frentes, na Compensa e Glória, na zona Oeste, e no Mauazinho, zona Sul.
“Estamos aplicando uma carga de asfalto na cidade que nunca foi executada antes, mas 2019 será vice-campeão, porque 2020 será bem melhor, será campeão em obras de infraestrutura”, garantiu o prefeito Arthur.
Os trabalhos de dragagem e de limpeza dos igarapés também continuam, com a retirada do lixo, alargamento das margens e desassoreamento dos leitos. É uma ação preventiva, realizada tanto no período do inverno quanto no verão, para evitar transtornos à população durante os meses em que as chuvas são mais rigorosas.
— — —
Texto – Jacira Oliveira / Semcom
Fotos – Alex Pazuello / Semcom