Os servidores da Casa Civil participaram, na manhã desta terça-feira, 10, da palestra “Atividade Educativa sobre IST’s”, com a enfermeira Rosane de Rocha. A enfermeira falou sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, incluindo a Aids, e sobre as prevenções.
Durante o encontro, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou preservativos e folhetos com orientações sobre prevenção e tratamento.
“O serviço público oferece hoje todo tipo de assistência, desde a prevenção antes da exposição, até mesmo tratamento emergencial para o caso desse contato com sangue ou fluídos de alguém infectado, basta procurar uma unidade de saúde”, explicou Rosane.
O Mês de dezembro é marcado pela cor vermelha, para lembrar da necessidade da prevenção ao HIV/Aids. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 37,9 milhões de pessoas vivem com o vírus HIV no mundo e, no Brasil, no ano de 2018, foram detectados 53 mil novos casos da doença, um aumento de 17% nos últimos 8 anos, principalmente na população jovem.
O serviço público de saúde oferece preservativo e até medicações para evitar a infecção e, também, o tratamento para doenças sexualmente transmissíveis curáveis.