No dia do enceramento da campanha “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, ocorrida em mais de 50 países de todos os continentes, a vereadora Mirtes Salles (PL) discursou na tribuna da Casa, durante o pequeno expediente, para criticar o fato de que alguns homens não sabem lidar com o empoderamento feminino e acabam espancando suas companheiras.
Durante o discurso, a parlamentar lembrou de Mariana Fernandes Coelho, de 20 anos, vítima de feminicídio praticado, segundo a polícia, pelo próprio companheiro dela. O crime ocorreu na semana passada, no município de Tefé (522 quilômetros de Manaus).
Mirtes Salles, que é presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Manaus (CMM), comentou ainda que esteve participando do Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Políticas para Mulheres, promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), e que recebeu a notícia de que o Ministério da Mulher terá apenas R$ 5 milhões de verba para gastar no ano que vem, no combate à violência contra a mulher, em todo Brasil.
“Infelizmente, essa vai ser a contribuição do Ministério da Mulher ano que vem no combate a violência contra a mulher, o resto é seminário, workshop, falácia que não resolve. Temos que discutir sempre o combate à violência contra a mulher, e nossas mulheres precisam ter a Casa da Mulher Brasileira para serem amparadas por um atendimento psicológico e um assistente social”, criticou Mirtes.
Na ocasião, a oradora foi aparteada por alguns colegas. Glória Carratte (PRP) disse ver com muita tristeza que a mulher ainda continua sendo espancada e ressaltou que pode contar com ela. “Homem pra mim não é, e sim um covarde que usa a sua força de homem para espancar uma mulher”. Já o vereador professor Samuel (sem partido) parabenizou a vereadora Mirtes Salles, bem como as outras duas mulheres do parlamento municipal, afirmando que em todas as decisões do colegiado, as três mulheres vereadoras deste atual pleito tem a preferência. “O que mais maltrata são homens com atitudes que desvalorizam a mulher. Na ocasião, o vereador leu o PL 13/19 que já foi encaminhado à sanção do Prefeito, que inclui no calendário oficial do município de Manaus, a Semana de Conscientização e Combate ao Feminicídio e Violência Contra a Mulher. Já o vereador Fred Motta (PL) ressaltou o orgulho da Câmara em ter Mirtes Salles como presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher da CMM.
Mulher Empreendedora
A vereadora comentou ainda sobre o projeto “Mulher Empreendedora” que gera independência financeira, livrando a mulher do ciclo de violência. “Muitas delas permanecem no ciclo de violência porque dependem financeiramente do companheiro e ficam na dúvida: se eu sair de casa, se eu deixar o meu companheiro, quem vai sustentar meus filhos, onde eu vou morar?”, questionou Mirtes Salles.
Sala de atendimento da Mulher
A parlamentar informou que irá inaugurar na próxima semana, a sala de atendimento à mulher, com o apoio do presidente da Casa, vereador Joelson Silva (PSDB), tendo uma equipe multidisciplinar, que vai contar com advogada, assistente social e psicóloga. Mirtes Salles disse ainda que tem sido procurada por meio das redes sociais, por mulheres que precisam de atendimento psicológico e que pensam em cometer o suicídio por não saberem como se livrar do ciclo de violência. “O ciclo de violência psicológica que a mulher enfrenta todos os dias dentro de casa é uma violência que ninguém vê; é o tipo de tipo de violência que não gera o olho roxo, uma fratura, ela dói na alma, tanto que chega a levar uma mulher ao suicídio” concluiu a vereadora.
Texto: Rick Olliver – Assessoria de Imprensa da vereadora Mirtes Salles
Foto: Valter Leandro – Assessoria de Imprensa da vereadora Mirtes Salles
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM
O post Mirtes Salles chama atenção para valor do orçamento do Ministério da Mulher para 2020 apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.