O vereador Elias Emanuel enviou, nessa segunda-feira (9/12), um ofício à Secretaria de Segurança Pública (SSP) solicitando respostas sobre o assassinato do indígena Humberto Peixoto Lemos, representante dos povos indígenas como conselheiro suplente no Conselho Municipal de Manaus (CMS/MAO) e com tristeza pediu que fosse feito um minuto de silêncio na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
O indígena da etnia Tuyuca, de 37 anos, foi agredido a pauladas e morreu na tarde do último sábado (7/12) após passar cinco dias internado no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio. Segundo a Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (Copime) a vítima, que era catequista e defensor dos índios, foi agredida por criminosos atrás de uma feira no bairro Coroado, zona Leste de Manaus.
O vereador encaminhou o ofício ao secretário de segurança do estado do Amazonas, coronel Louismar Bonates, pedindo que seja dada uma resposta sobre o crime, que caracterizou como hediondo, selvagem e extremamente violento: “Nós tivemos a perda de dois indígenas no Maranhão e perdemos um no sábado, em Manaus, que é a capital com o maior número de indígenas residentes. Esse não é um crime que pode passar em brancas dúvidas, não pode passar para as estatísticas daqueles sem soluções ou que permanecem impunes. Um crime desse tem que ser solucionado, os culpados tem que aparecer e ser punidos, em honra não somente do indígena, mas em honra da pessoa humana”.
Segundo uma pesquisa feita pela revista Exame, o número de assassinatos de indígenas no Brasil aumentou de 110, em 2017, para 135, em 2018, um crescimento de 22,7%. Os estados com mais registros no ano passado foram Roraima, onde ocorreram 62 homicídios, e Mato Grosso do Sul, onde foram contabilizadas 38 mortes. Ainda em seu discurso o vereador disse que Manaus já se habituou a ver todos os dias pessoas sendo executadas e que é necessário uma mobilização do Estado Brasileiro para contornar essa situação.
Texto: Assessoria do vereador Elias Emanuel
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM
O post Elias Emanuel pede investigação rápida sobre a morte do indígena Humberto Peixoto apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.