A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) participou, neste final de semana, do programa lançado pelo Governo do Amazonas, o “Muda Manaus”. A programação permaneceu no Centro de Convivência da Família Teonízia Lobo, localizado na Rua da Penetração III Quadra 60 s/n, bairro Amazonino Mendes (Mutirão), zona norte da cidade, nos dias 05, 06 e 07 deste mês.
A Seap e mais 23 órgãos da administração do Estado estiveram no programa, que tem o objetivo de reduzir a vulnerabilidade social e melhorar a qualidade de vida da população, expondo seus trabalhos e ações em stands.
O Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), representante da Seap no evento, apresentou os trabalhos de artesanato feito pelos reeducandos das unidades prisionais do Amazonas. Sandálias, porta-joias, enfeites de cabelo, roupas com bordado e muitos outros itens que agradaram o público do local.
A diretora do Deresc, Keyla Prado, lembrou a importância de mostrar à sociedade o trabalho que os apenados vêm aprendendo e pondo em prática. “Essa iniciativa do Governo foi muito importante, pois assim a Seap pôde mostrar que tem como contribuir, com a mão de obra carcerária, para o benefício da sociedade”, declarou.
Trabalho de parceria – Os trabalhos artesanais são realizados durante os cursos de capacitação oferecidos em parceria com as empresas cogestoras e com o Centro de Educação Tecnológica (Cetam). No CDPM II, as aulas fazem parte do programa “Novos Caminhos”, promovido pela Embrasil Segurança. Nas demais unidades, os mesmos cursos são parte do projeto “Mãos Livres”, da empresa Umanizzare Gestão Prisional.
O objetivo destes é oferecer uma qualificação que possa garantir renda extra ao apenado, após o cumprimento de sua pena.
Estiveram ainda no stand da Seap o secretário-executivo da pasta, tenente-coronel Paulo César Gomes; o secretário-executivo adjunto, coronel André Luiz Barros Gioia; e a professora do Cetam, ministrante dos cursos, Rita Mara.