A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) se reuniram, nesta na quinta-feira (05/12), para tratar da proposta de acordo de cooperação técnica para projetos que auxiliem na prevenção de IST/Aids e nas ações de promoção de saúde prisional e de atenção à saúde indígena.
De acordo com o secretário da Susam, Rodrigo Tobias, a agência da ONU colaborará com projetos estratégicos que aproximam a população jovem da necessidade de prevenção às IST/Aids, estendendo os projetos para as demais áreas prioritárias, utilizando recursos federais disponíveis ao Estado.
“A gente sabe que precisa otimizar resultados, avançando na qualidade e, para isso, as parcerias são indispensáveis. A chancela da Unesco é uma verdadeira honra para nós”, disse Tobias.
A equipe do Departamento de Atenção Básica da Susam (Dabe) e do Núcleo de Projetos Estratégicos da secretaria inicia a partir da reunião a escolha dos temas dos projetos que serão desenvolvidos pela Unesco.
A oficial de projetos da Unesco, Mariana Braga, destacou a importância de ouvir o público-alvo na realização da ação. No caso da prevenção ao HIV/Aids, a representante da Unesco acredita que identificar os interesses da juventude garante uma estratégia de comunicação mais efetiva para a campanha.
Em São Paulo, por exemplo, a parceria entre a Unesco e o município resultou na criação do aplicativo “Tá na Mão”. “O mecanismo traz informações sobre prevenção ao HIV e, além disso, mostra a rede de atendimento mais próxima para a retirada de preservativo à administração da Prep (Profilaxia pré-exposição)”, ressaltou Mariana.
O termo de cooperação técnica internacional acompanha um plano de trabalho, e, somente após o fechamento do plano, a assinatura da cooperação poderá ser realizada, segundo adiantou a oficial de projetos da Unesco.