Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Sema encerra programação de oficinas para regulação do clima e carbono com atividade em São Gabriel da Cachoeira
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Sema encerra programação de oficinas para regulação do clima e carbono com atividade em São Gabriel da Cachoeira

04/12/2019
Compartilhar

17:05 – 04/12/2019
FOTO: DIRCE QUINTINO/FAS

Mais de 50 representantes de comunidades indígenas e membros da sociedade civil participaram, na quarta-feira (03/11), da última oficina regional para a implementação das salvaguardas socioambientais do Programa de Regulação do Clima e Carbono da Lei Estadual de Serviços Ambientais do Amazonas. A atividade fortalece o engajamento da sociedade civil na construção de um arranjo institucional e de governança para o Estado. O encerramento foi realizado no município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 km de Manaus).
O evento, promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), aconteceu na Maloca Casa do Saber, na sede do município, e reuniu representantes da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idam), Centro de Estudos Superiores de São Gabriel da Cachoeira (CESSG/UEA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Gabriel da Cachoeira (Semma), entre outras instituições e lideranças de etnias indígenas.
As oficinas passaram por seis municípios do Amazonas prestando orientações sobre as ações do Programa, que está inserido nas ações dos países que implementaram políticas de Redução de Emissões de gases de efeito estufa provenientes do Desmatamento e da Degradação florestal (REDD+). De acordo com as metas do programa REDD+, os países que reduzirem os gases do efeito estufa na atmosfera estão aptos a receber recursos financeiros para a manutenção da biodiversidade.
Diretrizes – As salvaguardas socioambientais oferecem diretrizes para reduzir os riscos e os impactos negativos e, ao mesmo tempo, procuram potencializar os impactos positivos das atividades de projetos e de programas que implementaram o REDD+. O foco incide, principalmente, sobre o respeito aos direitos de populações tradicionais, de povos indígenas e de outros grupos considerados vulneráveis, e sobre a manutenção e o aumento da biodiversidade, com base num sistema de governança robusto e transparente.
As oficinas são resultado de projeto da SEMA em parceria com a FAS, Conservação Internacional (CI-Brasil), Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), Fundação Vitória Amazônica (FVA) e apoio da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e as Florestas (GCF-Task Force) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
REDD+ – O programa de Redução de Emissões de gases de efeito estufa provenientes do Desmatamento e da Degradação florestal (REDD+)  é um incentivo desenvolvido no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) para recompensar financeiramente países em desenvolvimento por seus resultados positivos de redução de emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento e da degradação florestal. Os países que estejam implementando políticas de REDD+ são elegíveis a receber pagamento pelas ações de conservação ambiental.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Estado do Amazonas, Governança, Governo do Estado do Amazonas, Infraestrutura, Legislação, Manaus, Meio Ambiente, Região Norte do Brasil, São Gabriel da Cachoeira, Serviços
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas solicita crédito extraordinário ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social para enfrentamento da estiagem

19/08/2025
Governo do Amazonas

Fapeam participa de encontro entre a comunidade científica da Amazônia e a presidência da COP30

19/08/2025
Governo do Amazonas

Procedimentos cirúrgicos no HPS 28 de Agosto aumentam 11,52% no segundo trimestre de 2025

19/08/2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 228 vagas de emprego para esta quarta-feira

19/08/2025
Governo do Amazonas

Com apoio do Governo do Amazonas, evento debate mudanças climáticas, saúde e trabalho na Amazônia

19/08/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta terça-feira (19/08)

19/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus