O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) em parceria com as Forças Amadas, oferta o Soldado Cidadão, um projeto do Ministério da Defesa. Por meio dele são qualificados militares da ativa para o mercado de trabalho. Pelo grande esforço e dedicação, o coordenador de curso do Cetam, professor Sidilande Picanço, foi uma das personalidades do ano 2019. Foi concedido a ele o Diploma de Colaborador do Soldado Cidadão.
O projeto acontece em todo território brasileiro e tem como objetivo principal qualificar, profissionalmente, recrutas que prestam o serviço no período obrigatório e que, posteriormente, serão desligados da corporação. “Os cursos ocorrem para melhorar o currículo de cada um na hora de buscarem inserção no mercado de trabalho, para que estejam qualificados quando a demanda é solicitada”, explica Sidilande.
O Diploma de Colaborador do Projeto Soldado Cidadão é um ato de reconhecimento das Forças Armadas para os coordenadores responsáveis pela execução dos cursos. E pelo fato de o Cetam ser o principal e maior parceiro nesse projeto da região Norte, cabe ao coordenador receber essa condecoração.
A cerimônia de entrega do diploma ocorreu no dia de 27 de novembro, no Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX-Sobradinho), em Brasília, Distrito Federal. Este ano, o projeto qualificou mais de 1.750 soldados e teve 54 turmas nos mais diversos eixos tecnológicos.
Foram oferecidas aulas de pedreiro, pintor, instalações elétricas, panificação, operador de empilhadeira, cozinheiro, garçom, fotografia e agente de portaria. Os cursos são ministrados tanto na capital quanto no interior do Amazonas. A parceria entre Cetam e Exército para oferta de cursos de qualificação profissional acontece desde o ano de 2012.
Segundo o professor Sidilande, a importância da execução dos cursos é a empregabilidade. “Após deixar as Forças Armadas, é a qualificação profissional que pesa na hora de concorrer a uma vaga de emprego. O curso do Cetam, aliado ao serviço militar, faz com que o soldado saia um profissional diferenciado.”