A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da diretoria de Saúde, trabalhou durante todo o mês de novembro, em ações voltadas a campanha do ´Novembro Azul’. No total, 70 homens foram atendidos e realizaram exames de sangue, próstata, passaram por consultas médicas e assistiram a palestras.
A campanha dedicada à informação e conscientização da importância da prevenção e diagnostico precoce do câncer de próstata, foi direcionada a servidores, dependentes e colaboradores, sendo determinação do presidente da Aleam, Josué Neto. “Precisamos acabar com o preconceito que pode colocar em risco a vida de milhares de pessoas”, ressaltou Josué Neto.
O diretor de Saúde da Aleam, médico Arnoldo Andrade, avaliou positivamente o resultado alcançado, tanto pelo engajamento dos servidores quanto pelas atividades realizadas, que ocorrem dentro do planejamento elaborado pela equipe de trabalho da diretoria.
“Em relação aos exames médicos e consultas, contamos com a participação de 70 homens, entre servidores ativos, inativos e dependentes”, informou, explicando que os exames foram custeados pelos próprios servidores, com a possibilidade de pagamento em até duas parcelas, descontadas no contracheque.
Andrade afirmou que o principal objetivo foi orientar os servidores sobre como combater o câncer de próstata, além de facilitar o acesso aos exames de detecção precoce da doença. “Ao longo dos anos temos utilizado o ‘Novembro Azul’ para amplificar essa busca pela saúde do homem”, disse, destacando ainda o aspecto cultural de que os homens, em comparação com o público feminino, realizam menos exames preventivos. “Os homens, tradicionalmente, só buscam atendimento médico quando sentem algum desconforto, alguma dor, o que pode ser tarde demais”, afirmou.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é a doença de maior incidência entre os homens do Amazonas. A previsão é de, apenas no ano de 2019, sejam diagnosticados 580 novos casos no Estado. Essa estimativa supera a previsão de casos de câncer de mama em mulheres no Amazonas.
Ações da Campanha
O diretor lembrou que nos dias 5 e 6 de novembro foram realizados, no Centro Médico da Aleam, os exames de PSA e Testosterona, USG Abdominal e Próstata. No dia 8, aconteceram as Palestras com os médicos Dr. Flávio Antunes de Souza, que falou sobre disfunção erétil; e Dr. Giuseppe Figlioulo, que levou informações sobre hiperplasia prostática benigna (HPB) e câncer de próstata. As palestras foram realizadas no Miniplenário Cônego Azevedo. Finalizando o mês, no último dia 29 foram feitas as consultas ambulatoriais, também no Centro Médico da Aleam, com os médicos urologistas disponibilizados pela Clínica Uroclin, parceira nesta campanha.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Joyce Campos
Foto: Alberto César Araújo