Tendo como primeira profissão o jornalismo, com mais 30 anos de atuação em rádio e TV, o vereador Elias Emanuel (PSDB) abriu espaço em plenário nesta segunda-feira (2/12) para falar sobre a medida provisória Verde Amarelo que acaba com registro profissional de jornalistas.
A medida provisória 905/19 cria o programa Verde Amarelo, enviada no início do mês de novembro, e tem como objetivo estimular a contratação de jovens entre 18 e 29 anos. Para que isso aconteça, acaba com a exigência de registro profissional para jornalistas, publicitários, radialistas, químicos, arquivistas e até guardador e lavador de veículos.
“Na minha opinião, acabar com o registro profissional dessas categorias é vulgarizar a atividade do radialista, publicitário, jornalista e demais profissões” disse o vereador ao comentar que em governos passados, ficou certo que não precisaria mais de diploma de jornalista para exercer a função e na opinião do mesmo isso foi e é um desrespeito com os profissionais.
Em relação aos jornalistas, a MP acaba ainda com a exigência legal de diploma de jornalismo para o exercício de algumas funções.
A pedido de Elias, o presidente da Câmara, Joelson Silva (PSDB) oportunizou para que na quarta-feira (4/12) seja realizada uma tribuna popular para que se possa ouvir o presidente do sindicato dos radialistas do Amazonas, Paulo Guerra, e também a presidente do sindicato dos jornalistas do Amazonas, Auxiliadora Tupinambá, uma vez que na quarta-feira haverá uma mobilização do país inteiro contra esse item da MP 905.
Texto: Assessoria do vereador Elias Emanuel
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM
O post Vereador Elias Emanuel fala sobre MP que acaba com registro profissional de jornalistas apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.