Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Ciama obtém aprovação de projeto de saneamento para Boca do Acre junto à Funasa
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Ciama obtém aprovação de projeto de saneamento para Boca do Acre junto à Funasa

29/11/2019
Compartilhar

11:11 – 29/11/2019
FOTO: Divulgação/Ciama
Iniciativa que vai levar água tratada ao município está orçada em R$ 7 milhões

A Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama) obteve, essa semana, a aprovação da Fundação Nacional de saúde (FUNASA), do projeto de construção do sistema de abastecimento de água de Boca do Acre, estimado em R$ 7 milhões.

Considerado um dos mais complexos do estado, o projeto de engenharia foi avaliado em reuniões com engenheiros de Brasília, e a proposta da Ciama acabou sendo acatada, em função da consistência dos dados técnicos colhidos em campo.

“Estivemos em Boca do Acre para realizar análises do sistema de captação atual e estudos de diversas naturezas, que não deixaram dúvida quanto à melhor solução”, salientou o engenheiro Alberto Magno, da Companhia de Desenvolvimento.

De acordo com o presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, esse município no extremo sul do Amazonas está localizado na confluência dos rios Acre e Purus, em terras baixas, e possui uma série de peculiaridades.

“Temos em Boca do Acre, na verdade, duas cidades; a que está na parte baixa, às margens dos rios, e uma outra construída, na década de 1970, numa área alta chamada Platô de Piquiá, e que é distante cerca de 7 quilômetros da antiga”, afirma Barbosa, explicando ainda que a parte baixa é mais populosa e sofre com alagações periódicas e com o assoreamento do rio Acre.

Fotos tiradas pela equipe da Companhia mostram como a lama do rio Acre entupiu e até partiu, ao longo do tempo, os canos de captação de água. “A falta de qualquer tipo de filtragem da água carregada de lama acarretou o entupimento de 80% da REDE de distribuição”, acentuou o engenheiro Alberto Magno, complementando que os reservatórios metálicos estão oxidados e com vazamentos, ocasionando uma perda de até 50% do líquido armazenado.

Diante da situação encontrada, os engenheiros da Ciama propuseram como alternativa viável para Boca do Acre uma REDE de poços profundos que serão perfurados na parte alta da cidade. Mas justificaram a opção, explicando que construir um sistema para levar a água de um rio assoreado ao Platô de Piquiá teria um risco alto de se ter prejuízo no futuro com o entupimento das tubulações.

Para subsidiar tecnicamente o projeto, a Companhia realizou pesquisas litológicas (das rochas do local) até 150 metros de profundidade e estudos topográficos, geotécnicos e de modulação.

Obras previstas – O planejamento das obras em Boca do Acre prevê duas etapas. A primeira abrange a construção de Centros de Reservação e Distribuição (CRD 1 e CRD 2) com poços de 80 metros de profundidade, reservatório metálico, uma unidade de tratamento, reservatórios elevados e adutora de água bruta. A segunda etapa do projeto deve ligar o sistema à Cidade Baixa, onde será construído um NOVO CRD.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Abastecimento, Amazonas, Boca do Acre, Distrito Federal, Estado do Acre, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Infraestrutura, Região Centro-Oeste, Região Norte do Brasil, Saúde
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Ações do Governo do Amazonas na área de saneamento básico são destaque em evento do Crea-AM

14/08/2025
Governo do Amazonas

Ministério da Saúde entrega certificação a maternidades do Estado com Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta

14/08/2025
Governo do Amazonas

Com apoio do Governo do Amazonas, Festival do Beiradão celebra patrimônio imaterial do estado

14/08/2025
Governo do Amazonas

“Vai ajudar com a entrega do nosso produto”, afirma produtora rural sobre triciclo entregue pelo Governo do Amazonas

14/08/2025
Governo do Amazonas

Agenda Fapeam tem 42 eventos científicos e tecnológicos apoiados no segundo semestre de 2025

14/08/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima defende estratégia integrada para avanços na segurança pública durante Fórum Brasileiro

14/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus