A presença do presidente da República Jair Bolsonaro, nesta quarta-feira (27) em Manaus, na abertura da primeira edição da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (I FesPIM), motivou pronunciamentos dos deputados estaduais durante a reunião ordinária desta quinta-feira (28), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Uma Cessão de Tempo sobre os voos regionais e a convocação dos concursados da Seduc, também fez parte dos discursos.
Na abertura dos trabalhos o deputado Sinésio Campos (PT) disse que está de acordo com o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro, a respeito da forma como esta sendo conduzida a questão ambiental no Estado, criando áreas de proteção em locais de produção agrícola. O deputado Cabo Maciel (PL) elogiou a participação do presidente na abertura da FesPim, destacando as propostas para trazer o desenvolvimento da bioindústria para o Amazonas.
O deputado Wilker Barreto (Podemos) também se manifestou sobre o assunto, argumentando que em economia se trabalha com expectativas e que a vinda de Bolsonaro ao Amazonas, pela segunda vez no mesmo ano, acalma os investidores. Ele fez elogio ao posicionamento do presidente da Aleam, Josué Neto (PSD), sobre as propostas do governo federal para a Zona Franca, fato que colocou a Casa na discussão do presidente Bolsonaro sobre o modelo.
Ao registrar a visita do presidente Jair Bolsonaro e afirmação dos compromissos do Governo Federal com o Estado, o deputado Delegado Péricles (PSL) relacionou ações com as de segurança pública no combate ao crime organizado e tráfico de drogas, reativação das bases de fiscalização Base Anzol, no Alto Solimões e Base Arpão, entre Tefé e Coari, além da inclusão de Escolas Cívico-Militares na Betânia e na Cidade Nova no programa nacional, e conclusão das obras da BR-319 no trecho do meio.
Cessão de Tempo
Já na Cessão de Tempo requerida pelo deputado Roberto Cidade (PV), presidente da Comissão de Transportes da Aleam, o gestor responsável da MAP Linhas Aéreas, Érico Console foi à tribuna explicar as questões que envolvem a suspensão de voos no interior do Amazonas. Questionado pelo requerente e pelos deputados Wilker Barreto, Alessandra Campêlo (MDB), Adjuto Afonso (PDT) e Josué Neto, esclareceu como motivo a precariedade dos aeroportos, diante das normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Comentando sobre a questão, que envolve a venda da MAP, absorvida pela empresa aérea Passaredo, o deputado Josué Neto ponderou que existe um momento de transição e que a preocupação da Casa é que os serviços sejam bem prestados à sociedade amazonense, principalmente aos munícipes do interior. Josué manifestou apoio a Roberto Cidade pela iniciativa de trazer o tema para a discussão legislativa.
Na questão da convocação dos concursados da Seduc de 2018, o deputado Sinésio Campos puxou o assunto dizendo que é necessário que a questão seja resolvida e pediu aos deputados para reunir com o movimento Convoca já!, presente na galeria, recebendo apoio de Wilker Barreto e Dermilson Chagas (PP). Alessandra Campêlo propôs reunião com o secretário Vicente Nogueira para tratar do assunto, mas disse que a convocação que está sendo feita dentro de um cronograma, e que os concursados estão sendo convocados.
Alessandra Campêlo ainda manifestou apoio à permanência da senadora Fátima Pelaes (AP), à frente do MDB Mulher, pelo trabalho em defesa das garantias fundamentais, os direitos humanos e do fim da violência contra a mulher. Cabo Maciel anunciou a formatura em Itacoatiara, nesta quinta-feira, de 700 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), mantido pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), sendo ele o autor da lei que institui o programa no Estado.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Isaías Oliveira
Foto: Danilo Mello