12:52 – 28/11/2019
FOTOS: Divulgação/Cetam
O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), por meio da Escola de Educação Profissional Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra, realizou o IV Seminário Estadual de Humanização na Saúde, nesta quinta-feira (28/11), no auditório do Cetam.
O evento foi promovido em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Susam), organizado por seu Núcleo Estadual de Humanização, sob a coordenação da assistente social Ana Karla Pimenta. As palestras aconteceram das 8h ao meio-dia, assistidas por uma média de 160 pessoas, formadas por gestores de unidades de saúde, trabalhadores e conselheiros.
Uma equipe da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), composta pela enfermeira Júlia Benevides, pelo fisioterapeuta Eronildes dos Santos e pelo farmacêutico Kléber Brasil, falou sobre “O SUS que dá certo: Experiências exitosas no contexto da humanização da saúde”.
A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), representada pela enfermeira Alda Rejane Ferreira Alves, apresentou seis ações que estão sendo efetivadas no cotidiano das práticas de atenção e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
O IV Seminário Estadual de Humanização na Saúde termina na sexta-feira (29/11), com palestras no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. João Lúcio Machado. O diretor geral da unidade, o engenheiro civil Sílvio Romano Benjamin Júnior, esteve no Cetam na abertura do evento.
Para ele, a questão da humanização, sendo na saúde ou em outra área, é de extrema importância, porque cada vez mais se necessita estar atento a quem se encontra ao nosso lado. Segundo Sílvio Romano, isso é ainda mais relevante quando o assunto é saúde.
“Quem trabalha em unidades de saúde está sujeito à pressão e estresse. Esses profissionais precisam ser cuidados para que possam cuidar de outras pessoas que recorrem a hospitais e prontos-socorros, por exemplo”, explicou o diretor do HPS João Lúcio.
Reportar Erro
[embedded content]
Notícias Relacionadas