15:36 – 25/11/2019
FOTO: Divulgação/Detran-AM
O diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Rodrigo de Sá, participou do 67º Encontro Nacional dos Detrans (END). O evento, organizado pela Associação Nacional de Detrans (AND), ocorreu em São Luís (MA) e contou com a presença de dirigentes dos 27 Departamentos Estadual de Trânsito do Brasil, além de especialistas da área e colaboradores de diversos setores que atuam com o trânsito.
Em sua última edição de 2019, o END debateu assuntos importantes que impactam e repercutem diretamente na vida da população. “Saímos com um resultado positivo, com discursos de construção de uma política pública voltada para o cidadão, que possa de maneira uniforme chegar a todos os cantos desse país e atingir seu objetivo, que é oferecer um serviço de qualidade e perseguir um bem maior, que é preservar vidas”, afirmou Rodrigo de Sá. O encontro ocorreu nos dias 21 e 22 de novembro.
Além do titular do Detran-AM, também participaram do encontro pela autarquia a assessora da Presidência, Shirlene Maia; o coordenador do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), Mitza Brasil; o gerente de Educação para o Trânsito, Jairo Rodrigues; o gerente de TI e membro do Neot, Altair Gadelha; e a subgerente de Veículos do Detran-AM, Sirleide Casanova.
Os encontros nacionais da AND têm como objetivo promover a discussão do cenário regulatório do setor. Este ano, o evento discutiu as propostas de modificações no Código Brasileiro de Trânsito (CBT) apresentadas pelo Governo Federal, ao Congresso Nacional, por meio do PL 3.267/2019. O Detran-AM tem participado de todas as audiências públicas, realizadas em Brasília, para debater as alterações que afetam a legislação de trânsito no Brasil.
A abertura oficial do 67º END ocorreu na noite do dia 21, quinta-feira, com a presença de autoridades locais e dirigentes dos Detrans. No dia 22, sexta-feira, foram debatidos temas como: Adoção da placa Mercosul; Extinção do DPVAT; Combate à fraude com utilização da multibiometria; Transformação digital no trânsito; e Mudanças do PL 3.267/2019.
Em paralelo ao END, no dia 21, também foram realizados os Fóruns Técnicos Operacional dos Detrans; da Lei Seca; dos TIs dos Detrans, com a participação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC); e o Fórum de Educação para o Trânsito; que abordarão diversos temas relacionados às políticas públicas de trânsito.
O projeto de modernização da infraestrutura tecnológica implantado no Detran-AM em outubro pela Prodam foi um dos cases de destaque apresentado durante o encontro. No final de outubro, foi concluída a migração de todos os sistemas desenvolvidos e hospedados pela Prodam do Mainframe (plataforma alta) para uma plataforma hiperconvergente.
Reportar Erro
[embedded content]
Notícias Relacionadas