A qualificação profissional disponibilizada por meio de cursos ofertados gratuitamente, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), já certificou aproximadamente 500 pessoas para inserção no mercado de trabalho este ano na capital amazonense. Entre os beneficiados estão servidores da casa, membros da comunidade em geral e até venezuelanos. Aproximadamente dez desses imigrantes do país vizinho receberam certificado recentemente e, alguns, até conseguiram emprego e um local para morar, por conta da formação obtida nos últimos meses.
Os cursos profissionalizantes possuem certificação reconhecida e são executados por meio do Termo de Cooperação Técnica firmado entre a CMM (via Escola do Legislativo) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), que foi renovado em abril pelo presidente do poder legislativo municipal, vereador Joelson Silva (PSBD).
Para o parlamentar, os números apresentados até o momento representam o esforço das duas instituições em cada vez mais oportunizar meios para formar bons cidadãos e exímios profissionais, independentemente da origem de cada um.
“Ao realizar esse tipo de ação com o Cetam, a Câmara dá mais uma amostra de aproximação com a comunidade, levando qualificação e, ao mesmo tempo, dando oportunidade para que pessoas simples também possam ter vez num mercado tão concorrido e cada vez mais seletivo. Beneficia também jovens em início de carreira. Isso significa trabalho e responsabilidade, serviço contínuo, que começa na CMM e atinge beneficamente a quem está lá na ponta, que é a própria população”, destaca Joelson Silva.
Atualmente está em andamento, na CMM, o curso de informática avançada. Esse tipo de atividade busca qualificar os funcionários dos gabinetes dos vereadores, dos setores que trabalham com arquivos e documentos administrativos e legislativos e, principalmente, a população.
Após o cumprimento de cargas horárias que variam de 60 a 150 horas, por curso ofertado na Escola do Legislativo, a maioria das pessoas que receberam a certificação já conseguiu alguma ocupação. É o caso da família do jovem German Anthuan Mavares, 15, que é venezuelano e cursa o 2º ano do ensino médio no colégio Aparecida, no Centro.
Há quatro meses, antes mesmo de concluir o curso de almoxarife, o estudante foi encaminhado para emprego numa empresa de vendas de produtos escolar e escritório, onde atua como repositor e organizador de materiais.
Além de German, os pais dele e o irmão gêmeo, Anthony, também foram beneficiados com as atividades de qualificação profissional na CMM. O pai, Leopoldo, concluiu o curso de Operador de Caixa. Já a mãe, dona Luz Del Carmem Diaz, e Anthony também preferiram o Almoxarife.
Com muito comprometimento e persistência, a família já conseguiu um local para morar, no bairro São Raimundo, zona Oeste.
German revela que soube da realização do curso pela própria mãe, nas idas e vindas dela pelas ruas do bairro. A oportunidade foi um degrau a mais para que fosse selecionado no emprego, como menor aprendiz.
“Agradeço a ela por tudo. Todas as informações que recebi durante as aulas me deram mais experiência, mais conhecimento na área de processo de mercadoria”, afirma.
Mais venezuelanos
Outra venezuelana que também não perdeu a chance oferecida pelo legislativo municipal foi Emelin Vicunha,15, que chegou em Manaus no mês de janeiro, acompanhada da mãe Belkis Lopes. Ambas já concluíram o curso de informática básica e, agora, finalizam o de informática avançada.
“Os cursos de informática básica e avançada, além de melhorar meus conhecimentos nessa área, também aumentam a possibilidade de emprego”, justificou Emelin.
Teoria e prática
Divididas entre teóricas e práticas, as aulas são realizadas nas próprias dependências da CMM, que cede a infraestrutura e a impressão do material didático. O Cetam disponibiliza os instrutores.
Os alunos são qualificados em cursos como Redação Oficial e Comercial, de Técnicas de Almoxarifado, Assistente Administrativo, Agente de Portaria e Informática, entre outros.
Requisitos
Para participar dos cursos oferecidos pela Escola do Legislativo da CMM, o candidato deve estar atento à abertura de inscrição do curso ao qual demonstra interesse, divulgado pela CMM e o Cetam, e apresentar a documentação necessária: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de que está cursando ou já concluiu o ensino médio.
Texto: Valdete Araújo – Assessoria da Presidência/CMM
Fotos: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM