As atividades da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) na semana de 18 a 22 de novembro se concentraram na realização de Audiências Públicas, Sessões Especiais e entrega do II Prêmio Nestor Nascimento, em alusão ao Dia da Consciência Negra, que é celebrado nacionalmente em 20 de novembro.
A semana iniciou com a realização, no Auditório Belarmino Lins, de Sessão Especial em homenagem aos 50 anos da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama). O evento teve autoria do deputado Sinésio Campos (PT), que justificou a homenagem em razão da necessidade de reconhecimento dos trabalhos prestados pela empresa em prol da qualidade de vida do povo amazonense.
No Plenário Ruy Araújo aconteceu uma Sessão Especial para entrega da Medalha Ruy Araújo ao médico Gerson Mourão. A autoria da homenagem foi do deputado João Luiz. O médico é presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).
Na terça-feira (19) aconteceu o lançamento do livro “Histórias do Coração”, escrito pelos 41 alunos dos 3º anos B e D da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus. O livro faz parte de um projeto desenvolvido pela biblioteca da escola, com objetivo de trabalhar com os estudantes temas como respeito, abandono e bullying. O evento foi realizado no Auditório Belarmino Lins e teve apoio do deputado Adjuto Afonso (PDT).
Às terças-feiras, são realizadas Sessões Plenárias, porém, em razão da participação de alguns parlamentares na 23ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que acontece na cidade de Salvador (BA), esta semana não aforam realizadas Sessões Ordinárias. Os deputados já anteciparam essas Sessões na semana anterior. Porém, neste dia, o Plenário Ruy Araújo recebeu duas Sessões Especiais.
A primeira, de iniciativa da deputada Therezinha Ruiz (PPSDB) e iniciada às 9h, homenageou os 40 anos da Associação Pestalozzi Amazonas. Na ocasião, a parlamentar explicou que a Pestalozzi Amazonas é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo oferecer atendimento especializado às pessoas com deficiência. A outra Sessão Especial, de autoria do deputado Cabo Maciel (PL) e com início às 13h, homenageou os profissionais de fonoaudiologia do Amazonas. No evento, o presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 9ª região, David Lúcio Almeida, foi presenteado com uma placa, e fonoaudiólogos presentes receberam certificados de reconhecimento pelo trabalho realizado.
Na quinta-feira (21), retomando os trabalhos após o feriado municipal do “Dia da Consciência Negra”, celebrado na quarta-feira (20), a Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, realizou mais uma edição do Programa Educando pela Cultura, com debates sobre a importância da data e da valorização e lugar dos negros na sociedade. Como parte do evento, que aconteceu no Auditório Senador João Bosco, aconteceu a entrega do II Prêmio Nestor Nascimento. O Prêmio, concedido pela Aleam, teve como objetivo reconhecer os movimentos e personalidades que promovem ações cuja finalidade é estimular a igualdade racial e o combate ao racismo.
Na Escola do Legislativo tiveram continuidade as aulas dos cursos de “Estratégia de Escrita”, “Legística Formal e Material” e “Introdução à Locução de Rédio”. Os cursos foram ministrados, respectivamente, pela Profª. Msc. Adriana Eugênia Antony Afonso, Profª. Dra. Fabiana de Menezes Soares e Profª. Lívia Prado.
Finalizando a semana, na sexta-feira (22), o diretor da Escola do Legislativo, João Paulo Jacob, coordenou uma reunião preparatória para curso de capacitação dos conselheiros tutelares eleitos no último mês de outubro.
Na sexta-feira, no horário de 18h às 22h, iniciaram as aulas do primeiro módulo do Curso de Pós-graduação “Poder Legislativo e Políticas Públicas”, parceria da Aleam com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). No mesmo horário, também foi realizada a visita dos alunos da Faculdade Santa Teresa, participando do Programa Conhecendo o Legislativo, realizado pela Gerência de Educação Cidadã.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Joyce Campos
Foto: Danilo Mello