Empenhado em incentivar e promover a melhoria da qualidade da educação na rede municipal de ensino, o vereador Carlos Portta (PSB) anunciou que vai destinar recurso da emenda impositiva ao orçamento municipal de 2020, para apoiar o evento esportivo Municipíada, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O parlamentar recebeu em seu gabinete nessa quinta-feira (21/11) os coordenadores do projeto e teve acesso a todas as informações relativas ao evento, que faz parte do calendário anual da prefeitura e serve como estratégia de inclusão social e descoberta de talentos esportivos.
A Municipíada foi criada em 1995, com o objetivo de desenvolver o desporto escolar promovendo a socialização dos alunos e o aprimoramento de suas habilidades motoras, consideradas fundamentais para aquisição de conhecimentos e favorecimento das relações sócio-afetivas. Os alunos participam de competições de futsal, futebol de campo, queimada, vôlei, nas categorias mirim, infantil e juvenil, no masculino e feminino. As competições permitem que os alunos possam desenvolver habilidades físicas, sociais, valores, conhecimentos, atitudes e normas com destaque para a importância do esporte e os valores necessários para o convívio em sociedade como tolerância, inclusão e respeito.
O vereador destaca os aspectos relevantes da iniciativa no desenvolvimento da rede municipal de ensino. “O investimento na educação é uma das bandeiras de nosso mandato. O incentivo ao esporte fortalece a política de valorização das crianças e jovens das escolas de Manaus. Afinal, o esporte transforma, traz benefícios na área da cidadania, melhora o rendimento escolar, promove a integração social e da melhoria de qualidade de vida”, completa Carlos Portta.
Em junho deste ano foi realizada a XXII Municipíadas, realizada na Arena Amadeu Teixeira, reunindo aproximadamente 5 mil alunos de 115 escolas, além de pais, professores e público em geral. Além dos alunos de Manaus, o evento também conta com a participação de estudantes das comunidades do Alto Rio Negro e Rio Amazonas.
Texto e foto: Assessoria do vereador Carlos Portta
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM