Semed realiza ação do Novembro Azul com o tema ‘Um toque pela vida, drible o preconceito
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesta quinta-feira, 21/11, no hall da sede o evento sobre a saúde do homem com o tema ‘Um toque pela vida, drible o preconceito!’. O objetivo da ação foi despertar entre os servidores o autocuidado promovendo a prevenção através de ações que incentivem a busca por melhor qualidade de vida que incentive o cuidado com a saúde.
A ação faz parte da campanha Novembro Azul, que a Secretaria trabalha há seis anos, e contou com a Roda de Conversa sobre Saúde do Homem com ênfase ao Câncer de Próstata, com distribuição de preservativos para os participantes, aferição de pressão arterial, ginástica laboral, jogos de xadrez, dama e dominó e embelezamento e autoestima com barbearia e limpeza de pele.
O subsecretário de Administração e Finanças, Thiago Sarubi, falou sobre a seriedade do tema. “Há trinta anos atrás isso poderia ser um tabu. Devemos aproveitar esse momento porque muitas pessoas já morreram por isso, e eu aqui estou falando como uma pessoa que já perdeu um parente para esse tipo de câncer. Este evento hoje é para conscientizar, não é algo difícil de ser feito e não vai tornar ninguém menos homem”.
A gerente de Desenvolvimento do Servidor, Wania Braga, que é uma das organizadoras da ação, contou que a ação faz parte de um pacote de atividades que são programados no início de cada ano visando cuidar da saúde do servidor. ”A ideia é a gente poder motivar todos os nossos servidores homens a se preocupar cada vez mais com sua saúde, para isso estamos trazendo uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para aferição de pressão e glicemia e para realizar uma roda de conversa”.
A enfermeira Mônica Gomes, que atua na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF S-50), explicou que sempre que possível, eles aparecem para alertar sobre as questões relacionadas a saúde do homem, uma vez que eles não possuem o hábito de frequentar as unidades de saúde.
“Nós estamos trazendo as informações sobre os cuidados com os homens, porque entre os homens nós temos índices cada vez mais preocupantes em relação a várias doenças. Como nós trabalhamos com prevenção, a gente tem que aproveitar esses momentos para falar sobre a saúde do homem, já que eles não frequentam às unidades de saúde”.
Para o assessor das Ocas do Conhecimento Ewerton Pinheiro, essa é uma iniciativa muito boa por parte da Secretaria. “O evento é muito bom, o que mostra que a Semed valoriza a participação masculina no processo educacional, oferecendo esses serviços de prevenção a saúde e esses momentos de lazer”.
Texto: Alexandre Abreu
Fotos: Eliton Santos
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054