Últimas notíciasO docente Eduardo Ossamu Nagao, ligado ao Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (ICB/Ufam), na manhã desta quinta-feira, 14, tornou-se professor titular. A defesa do Memorial Acadêmico ocorreu no Auditório da Pós-Bioagro, localizado do setor Sul do campus universitário e é requisito para que o professor obtenha a promoção funcional para a classe de titular, o mais elevado nível da carreira docente.
A Comissão Especial de Avaliação foi presidida pelo professor Jefferson da Cruz (Ufam) e composta pelos membros Charles Roland Clement (Inpa), Sidney Alberto do Nascimento Ferreira (Inpa) e Everton Rabelo Cordeiro (Embrapa).
De acordo com o docente Eduardo Ossamu Nagao, agora professor titular da Ufam, este é o momento para observar o caminho percorrido e traçar metas para o futuro. “Esse é um momento relevante dentro da carreira do Magistério Superior porque olhamos para toda a nossa trajetória acadêmica. Voltamos aos momentos que não são expostos no dia a dia, mas fizeram parte das nossas escolhas. Ministrei disciplinas na graduação, na pós-graduação nos programas em Biotecnologia e Agronomia Tropical. Para o futuro, os planos é diminuir as atividades administrativas e ampliar as pesquisas”, disse.
Trajetória
O professor Eduardo Nagao é licenciado em bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (1987), mestre em Agronomia (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Lavras (1993) e doutor em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (2003). Tem experiência na área de Biotecnologia (micropropagação de plantas, biologia molecular) e na área de fitotecnia com ênfase em tratos culturais em plantas medicinais, propagação de plantas por sementes e assexuada.
Docente da Ufam desde 1992, sendo efetivado por concurso em 1998, atualmente é associado II do Departamento de Biologia. Atualmente responsável pelas disciplinas de Fisiologia Vegetal, Botânica e Botânica Aplicada e Cultura de Tecido de Plantas na graduação (Agronomia, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Zootecnia e Biotecnologia), além de ter participado dos programas de pós-graduação em nível de mestrado e dourado em Biotecnologia e Agronomia Tropical, ambos da Ufam.
O docente tem mais de 60 orientações entre doutorado, mestrado, iniciação científica e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Participou de bancas de concursos para docentes em universidades públicas bem como de avaliação de 40 TCCs, cinco dissertações e quatro teses. Faz parte do programa de educação a distância do curso de Ciências Biológicas como professor pesquisador e colabora como revisor de diversas revistas. Foi coordenador do curso de Ciências Biológicas em Barcelos/AM, diretor do ICB entre 2006 a 2010 e chefe do Departamento de Biologia da Ufam. Atualmente, coordena o curso de Ciências Biológicas pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e participa do programa de EaD em Biologia, além de chefiar o Departamento de Biologia do ICB.
Eixo Administrativo
Em 2006, foi eleito diretor do ICB, juntamente, com a professora Maria Linda Flora de Novaes Benetton, como vice-diretora para o quadriênio 2006-2010. Foi nessa gestão que chegou os recursos financeiros para construção dos prédios do ICB e da Pós-graduação do ICB e da Faculdade de Ciências Agrarias (BIOAGRO).
Entre 2011 e 2013, foi chefe do departamento de Biologia. Em 2014, fui indicado como coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/CAPES). Na oportunidade, coordenou oito turmas nos municípios de Fonte Boa, Envira, Manicoré, Maués, Borba, Codajás e Caapiranga.
“Todas as viagens proporcionadas não só pelo PARFOR, mas programas que antecederam o Programa de Incentivo às Novas Gerações (PROING), PEFD, me oportunizou conhecer a realidade do povo do Amazonas”, finalizou o docente.