Em 150 anos de história ininterrupta de serviço educacional à população, o Colégio Amazonense Dom Pedro II, em sua estrutura imponente no centro de Manaus, já formou milhares de nomes ilustres que representam o Amazonas nas mais diversas áreas, em várias partes do país e do mundo.
Reconhecendo a importância desta trajetória o vereador Professor Gedeão Amorim (MDB) realizou, na manhã desta quinta-feira (14/11), sessão solene em homenagem aos 150 anos de atividades de um dos colégios mais tradicionais da cidade, celebrado no dia 14 de março deste ano.
Durante a solenidade foi entregue, pelo autor da propositura, uma placa de reconhecimento pelos serviços prestados ao longo de sua história ao atual gestor da escola, David Wanderson, representando todos os profissionais que já passaram pela instituição e colaboraram para levar ensino de qualidade aos estudantes. Para Gedeão Amorim a solenidade vem fazer um resgate histórico e reconhecimento ao pioneirismo do Colégio no ensino público do Amazonas.
“O Colégio Estadual é a ‘célula mater‘ de todo o projeto posterior da educação no Amazonas e, assim como outras escolas históricas, resistiu ao tempo e as intempéries causadas pelas mudanças nos governos. A instituição completa 150 anos fechados, absolutamente ininterruptos, formando gerações de pessoas importantes, portanto estamos aqui para contar esta história, reconhecer sua importância e acender novas luzes para que prossiga sua trajetória de progresso” declarou.
Ao receber a placa o gestor da escola agradeceu o reconhecimento feito pela Câmara Municipal de Manaus por meio do vereador Professor Gedeão e agradeceu a todos que participaram da construção da história do Colégio Amazonense Dom Pedro II.
“Uma homenagem que ressalta a importância da escola e da contribuição dela para a sociedade, fico muito feliz e lisonjeado em poder receber esta homenagem do vereador Professor Gedeão Amorim pelos 150 anos do nosso colégio. Esta homenagem é realizada em reconhecimento ao serviços que continuam sendo prestados por professores e funcionários, pela grande história que preservam, escrevem e perpetuam além das quatro paredes” afirmou.
História relatada em livro
Os 150 anos de atividades renderam várias histórias com personagens ilustres da nossa cultura, representantes políticos e figuras importantes na construção de nossa cidade, sendo assim documentados em diversas obras literárias de quem catalogou dados ou vivenciou o ambiente escolar do tradicional colégio no centro da cidade. É o caso do economista Osiris Araújo, autor do livro ‘Gymnasianos’ que retrata a ambiência histórico cultural dos alunos do fim da década de 50 e início da década de 60 e representou a Associação de ex-alunos do Colégio Dom Pedro II durante a solenidade.
Para Osiris Araújo a solenidade valoriza a preservação da memória histórica da instituição. “Professor Gedeão Amorim foi de uma felicidade muito grande em realizar esta homenagem, mostra o comprometimento dele com a educação alcançando a importância desta data. Precisamos dar valor a preservação da nossa memória histórica, isso é fundamental, pois um povo sem história e sem memória não tem presente e nem futuro” afirmou.
Texto: Assessoria de Comunicação Professor Gedeão Amorim
Foto: Aguilar Abecassis – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM