Na manhã desta quinta-feira (14/11), o vereador Fred Mota (PL) homenageou, com a entrega de uma placa, o médico cardiologista Doutor Enio Buffolo, um dos responsáveis para o auxílio na implementação da cirurgia cardíaca no Estado do Amazonas no período de 1976 a 2000. A homenagem foi feita durante a abertura da Semana do Coração.
O médico Mariano Terrazas, presidente da Sociedade Norte/Nordeste de Cirurgia Cardiovascular, o vereador Isaac Tayah e outros profissionais da área também estiveram presentes no evento.
A solenidade, de propositura do vereador Fred Mota, aconteceu logo após a abertura da Semana do Coração, composta pelo XXX Congresso Norte-Nordeste de Cirurgia Cardiovascular e XI Congresso Amazonense de Cardiologia, que começou nesta quinta (14/11) e irá até sexta-feira (15/11) com várias palestras sobre a área de cardiologia. O evento reúne profissionais de todos os estados brasileiros.
“Eu gostaria de agradecer a homenagem do Fred em nome da Câmara Municipal de Manaus. Não foi nenhum sacrifício ter vindo até aqui. Fiquei muito orgulhoso em visitar o Hospital Universitário Francisca Mendes. Vocês conseguiram criar uma infraestrutura que precisa ser preservada e protegê-la de qualquer ameaça de retrocesso”, disse Enio Buffolo.
Biografia
Natural de São Paulo, Enio Buffolo nasceu em 9 de dezembro de 1941. Filho de Américo Jacob Buffolo e Lela Lemmi Buffolo, Ênio formou-se em medicina na Escola Paulista de Medicina (EPM) em 1965. Foi durante a graduação que o médico começou a sentir interesse pela cardiologia. Ele ganhou o Prêmio Brandt Paes Leme, do Colégio Brasileiro dos Cirurgiões, em 1965, pelo trabalho “Diagnóstico Diferencial das Massas Tumorais do Mediastino”.
Com Doutorado em Medicina na área de Cirurgia Cardiovascular pela Universidade Federal de São Paulo em 1973, o médico possui diversos trabalhos científicos na área. Seu trabalho “Myocardial Revascularization Without Cardiopulmonary Bypass”, publicado em 1996 no Annals of Thoracic Surgery é o segundo trabalho de maior citação internacional nos últimos dez anos. Por causa da técnica pioneira apresentada nele, Buffolo ganhou reconhecimento internacional.
O médico foi presidente da Sociedade de Cirurgia Cardiovascular do Estado de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Ele também dedica tempo a docência, sendo professor titular da disciplina de Cirurgia Cardiovascular da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Enio Buffolo atua na área de Cirurgia Cardiovascular com ênfase em cirurgias coronárias (sem circulação extracorpórea), aneurismas da aorta, alternativas cirúrgicas ao tratamento da insuficiência cardíaca refratária e terapia celular em cardiologia. Até setembro de 2011, havia operado diretamente ou sob sua responsabilidade, cerca de 35.000 pacientes.
Texto e foto: Priscila Rosas – Assessoria do vereador Fred Mota
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM