O Dia Mundial do Diabetes foi instituído em 14 de novembro para lembrar a população dos perigos da doença e da importância de seu controle. A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), através da Diretoria de Saúde, realiza um trabalho diário de controle e de busca ativa de novos diabéticos entre seus servidores e dependentes.
As estatísticas dão conta que no Brasil existem 12,5 milhões de pessoas com diabetes e a previsão é que esse número chegue a 20,3 milhões em 2045, segundo o Atlas Mundial do Diabetes. Entre os 10 países com mais pessoas sem diagnóstico, o Brasil está em quinto lugar, com 5,7 milhões de indivíduos.
Segundo o Diretor de Saúde da Aleam, médico Arnoldo Andrade, já há uma programação contínua de controle da doença e da busca ativa do diabético. “Todos os médicos da Aleam já realizam o exame para detectar o Diabetes. Se houverem os indicadores como obesidade, cintura abdominal aumentada e histórico familiar, automaticamente são encaminhados à triagem para os exames”, declarou. Arnoldo Andrade salienta ainda que essa nova postura da Aleam de transformar o controle e a prospecção de novos diabéticos resultou em um maior controle da doença entre seus servidores.
Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.
Fatos sobre a doença
– Uma em três pessoas com diabetes pode desenvolver algum tipo de perda de visão durante a sua vida.
– Pessoas com diabetes são propensas a desenvolver doenças cardíacas três vezes mais dos que as outras.
– O Exame anual de sensibilidade nos pés previne úlceras e amputações.
– A Doença renal é dez vezes mais comum em pessoas com diabetes.
– Atividade física é fundamental para um bom controle do diabetes.
– A adesão ao tratamento é muito importante e precisa de um trabalho de parceria entre o paciente e seu médico.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Alessandro Cavalcanti
Fotos: Rubilar Santos/Aleam