A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) realizou Treinamento em Biossegurança e Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) para profissionais da saúde nesta terça-feira (12). O treinamento teve como foco as exigências legais relacionadas à pesquisa de OGMs, a Lei de Biossegurança e Instruções Normativas da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).
O palestrante foi o virologista Edison Luiz Durigon, pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas da universidade (ICB-USP).
“Uma instituição como a Fundação de Medicina Tropical, que tem vários laboratórios, nós recomendamos que tenha essa reciclagem, pelo menos, uma vez ao ano. Assim que as pessoas vão trabalhando vão relaxando, isso é natural. Mostramos a importância dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual)”, disse o virologista.
Além da reciclagem e métodos de segurança nos laboratórios, o palestrante apresentou as classificações por complexidade desses locais e as certificações.
“Elas devem ser anuais, mostram que as cabines estão com funcionamento confiável para o uso”, disse Edison.
O diretor-presidente da FMT-HVD, Dr. Marcus Vinitius Farias Guerra, lembrou que o laboratório tem que ser seguro, sob pena de um acidente ocorrer primeiramente com o técnico ou pesquisador, e depois ocasionar um acidente com o meio-ambiente.
A presidente da Comissão Interna de Biossegurança da FMT-HVD, Dr. Marilaine Martins, afirmou que esses cursos são importantes para atualização dos profissionais da Fundação.
“Muitos ainda não têm a vivência com OGMs, então esses cursos são bons para dar segurança para esses profissionais” disse.
A Comissão Interna de Biossegurança da FMT-HVD é a responsável por verificar o cumprimento das normas técnicas dos laboratórios da Fundação e encaminha relatórios anuais para o CTNBio.
OGMs – Um OGM (Organismo Geneticamente Modificado), segundo a legislação brasileira, é todo o organismo que tiver seu DNA modificado por meio de qualquer técnica de Engenharia Genética e tiver fragmentos de DNA/RNA exógeno no produto final. Essa denominação independe da origem do material genético