14:26 – 08/11/2019
Reunião será na segunda-feira (11/11) na sede do Governo do Amazonas
Na próxima segunda-feira (11/11), o diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA), Mário Aufiero, vai apresentar o sistema de automação do novo Diário Oficial Eletrônico do Estado do Amazonas (DOE) aos secretários e dirigentes dos órgãos da administração direta e indireta do Estado. O encontro vai acontecer às 11h, na sede do Governo do Estado, na avenida Brasil, 513, Compensa.
Os secretários e diretores tomarão conhecimento, em primeira mão, das mudanças nos fluxos – agora inteiramente digitais – dos atos de governo para a publicação no Diário Oficial.
Mário Aufiero ressaltou a importância histórica da implantação do Diário Oficial Eletrônico no Amazonas. “Trata-se de uma transformação pioneira e revolucionária para a publicação dos atos do Poder Estadual. Daí a importância de se apresentar detalhadamente a novidade para os secretários e diretores dos órgãos da administração direta e indireta do Estado. O novo Diário Oficial Eletrônico vai trazer mais agilidade, transparência, economia e acessibilidade à publicação dos atos do Poder Público”, afirmou.
Sistema – O processo, que atualmente envolve documentos físicos e seu transporte da sede dos órgãos até a IOA, vai ser totalmente transferido para um sistema inteiramente eletrônico, o IOANEWS, sistema de automação especializado em soluções para Imprensas Oficiais e implantação de Diários Oficiais Eletrônicos.
As assinaturas dos documentos e atos do governo passam a ser eletrônicas também, por meio de certificação digital. A utilização de um token (chave eletrônica) garante a confiabilidade do processo. Atualmente, um ato de secretaria pode precisar de até quatro assinaturas, que são colhidas em locais diferentes, demandando tempo e logística até que o documento esteja devidamente pronto para ser publicado.
Com a implantação do novo sistema, cada agente público de posse de seu certificado digital e seu token, pode assinar digitalmente o documento sem a necessidade do transporte de uma cópia física.
Uma outra vantagem do novo DOE diz respeito à diagramação. Atualmente, muitos documentos têm de ser devolvidos à origem por chegarem à IOA fora dos padrões de publicação do Diário Oficial. Com o novo sistema, o processo é padronizado, e o formato de envio passa a ser o mesmo para todos. Ao final do processo, o próprio sistema apresenta uma diagramação do DOE, também conferindo mais agilidade a essa etapa.
A transparência durante todo o processo também merece destaque, já que cada órgão vai poder acompanhar todas as etapas no sistema. Ou seja, quem demanda o serviço, pode seguir o passo a passo até a devida publicação.
O interior do estado também será beneficiado com o novo DOE. Se a logística para fazer um documento circular dentro da capital até chegar à IOA já demanda tempo e gastos, isso é multiplicado pelas dimensões continentais do Amazonas. Agora, cada prefeitura também poderá submeter suas publicações à IOA sem ter que fazer documentos viajarem por centenas de milhares de quilômetros.
Reportar Erro
[embedded content]
Notícias Relacionadas