Em alusão ao Dia Nacional da Cultura, foi realizada na manhã desta quarta-feira (6/11), uma Tribuna Popular, de autoria do vereador Professor Gedeão Amorim (MDB), no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM). A tribuna contou com a participação do diretor-presidente da Fundação Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula.
A tribuna teve como objetivo esclarecer como são desenvolvidas as atividades da secretaria na promoção da cultura e do turismo na cidade de Manaus, por meio do incentivo e apoio das manifestações culturais, revitalização do centro histórico, projetos de ocupação culturais entre outras iniciativas que foram colocadas como metas a serem alcançadas nesta gestão.
Para o proponente da tribuna e presidente da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico (COMCPH), Gedeão Amorim, a tribuna serviu para mostrar o desempenho das atividades já realizadas pela secretaria e apontar o que ainda pode ser feito para que a cultura seja promovida e fortalecida de modo a atingir todos os nichos da sociedade manauara, alcançando o patamar de outras grandes capitais.
“Precisávamos preencher um tempo da nossa comissão de cultura e patrimônio histórico aqui na câmara com o nosso executivo municipal de cultura, Bernardo Monteiro, que tem uma capacidade comprovada, um jovem talentoso que tem dedicado alguns anos da sua vida na gestão da cultura e tem compreensão do que faz e ainda pode fazer. Foi uma tribuna bem movimentada com 50% da participação dos vereadores fazendo destaques a atual gestão e fazendo críticas pontuais, mas absolutamente resolutivas”.
Ressaltou ainda os avanços da política de cultura em Manaus. “Estamos avançando sistematicamente, fazendo uma política de cultura mais republicana do que em tempos passados, onde essas decisões eram discricionárias e dirigentes escolhiam quem atenderiam em detrimento de posições ideológicas. Hoje estamos criando condições para que as comunidades, as pessoas talentosas possam se manifestar e aparecer no cenário cultural de Manaus” concluiu o vereador.
Durante a tribuna o secretário destacou a parceria com a Câmara Municipal na aprovação de leis que promovem a cultura na cidade, teve a oportunidade de esclarecer dúvidas e colher demandas apresentadas pelos vereadores.
“É fundamental destacar o convite feito pelo vereador Gedeão Amorim para que o representante do turismo estivesse nesta casa, pois temos na Câmara Municipal um parceiro estratégico na aprovação das leis que propomos. Hoje após quase 7 anos a frente da Manauscult temos a oportunidade de ver o sistema de fomento a cultura de forma muito clara e esta tribuna foi um processo rico para mim, daqui também levarei ao prefeito Arthur Neto as demandas obtidas aqui com o intuito de melhorar cada vez mais a gestão da cultura e do turismo de Manaus” declarou.
Manauscult
A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) é o órgão oficial de cultura, turismo e eventos da cidade de Manaus. Entre as suas atribuições encontram-se a promoção, coordenação, planejamento e execução de políticas públicas e ações voltadas às áreas da Cultura, Turismo e Eventos. Aliado a isso, está a preservação do patrimônio histórico, arqueológico, paisagístico, documental e artístico; a identificação, valorização e proteção dos bens de interesse artístico e cultural; a celebração de convênios, contratos, acordos de cooperação técnica, termos de parceria e outros instrumentos jurídicos, nas áreas de sua competência, com pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, em âmbito nacional ou internacional, respeitada a legislação vigente.
Texto: Assessoria de Comunicação Professor Gedeão Amorim
Foto: Emerson Olliver