Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Em nove meses, número de presos por pensão alimentícia dobrou em Manaus
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Em nove meses, número de presos por pensão alimentícia dobrou em Manaus

06/11/2019
Compartilhar

11:55 – 06/11/2019
FOTO: Divulgação/SSP-AM
 
O não cumprimento da obrigação alimentícia é o único ilícito civil que admite prisão. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em Manaus, de janeiro a setembro deste ano, 173 pessoas foram presas por não pagarem a pensão alimentícia do seu dependente. Número que dobrou, em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 84 prisões relacionadas a este ilícito civil.

Cerca de 40% dessas prisões foram efetuadas por policiais civis da delegacia Especializada em Captura e Polinter (DECP). Mas o delegado Fernando Bezerra, titular da especializada, explica que, para se efetuar uma prisão desta natureza, é preciso que haja um mandado de prisão expedido pela justiça.

“Muitas vezes as pessoas procuram a delegacia, achando que devem fazer um registro de ocorrência. Na verdade não é isso. Tem que haver uma ação de alimentos pleiteada junto ao Poder Judiciário, por meio de um advogado ou da defensoria pública, para que seja efetivada a determinação judicial de cumprimento da obrigação de alimentos”, explicou.

Durante o trâmite do processo na justiça, o juiz PODE, eventualmente, decretar a prisão para obrigar que o devedor cumpra a obrigação de manutenção daquela pessoa pelo qual é responsável. Mas, antes de uma possível prisão decretada, o juiz PODE avaliar outras maneiras de fazer o devedor pagar o débito.

“O juiz tem meios para fazer cumprir esta obrigação, como mandar penhorar bens do devedor. Ele PODE determinar penhora online de contas bancárias e, excepcionalmente, PODE determinar esta prisão, que é medida extrema, quando não há alternativa de satisfazer aquele descumprimento”, afirmou o titular da especializada.

Nestes casos, as prisões podem ter a duração de 30 a 90 dias, em regime fechado, a depender do entendimento do juiz responsável pelo processo.

A partir do momento em que é determinada a prisão do devedor, o juiz comunica a DECP, que é a delegacia da polícia Civil do Amazonas (PC-AM) especializada em capturas e cumprimento de mandados de prisão. O delegado orienta que, a partir do decreto da prisão, as partes envolvidas compareçam à sede da especializada para que sejam colhidas informações sobre o procurado.

“Aqui nós temos um setor onde é feito um cadastramento, que procura ser muito completo. É por meio dele que são extraídas informações necessárias para que possamos manejar a busca e a captura desse indivíduo. Por exemplo, a gente precisa saber endereços possíveis, veículos que esse indivíduo utiliza, locais de prestação de trabalho ou serviço, para que a gente possa, com um manancial grande de informações, ter êxito na captura e no cumprimento destes mandados de prisão”, disse.

Endereço – A DECP está localizada na rua professora Clotilde Pinheiro, no bairro São Jorge, no mesmo prédio onde funciona o 21º Distrito Integrado de polícia (DIP), na zona oeste da capital. Os telefones da especializada são (92) 3239-3841 e (92) 3682-5274. É importante que a parte interessada compareça na delegacia para informar os dados do procurado.

Auxílio da DPE – A defensoria pública do Estado (DPE-AM) oferece assistência jurídica gratuita aos genitores que desejam ingressar com pedido de pensão alimentícia para o filho. Para agendar o atendimento com a Defensoria, o interessado PODE acessar o site https://agendadpeam.com/ home.

No site, o cidadão preenche um cadastro, marca a opção “Alimentos” como o tipo de serviço que deseja atendimento e escolhe em qual unidade da DPE-AM prefere ser assistido. Outra opção para o agendamento é ligar para o número 129. O serviço telefônico funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Quando o pai ou mãe não está pagando a pensão, o interessado em cobrar a dívida PODE agendar atendimento pelo site selecionando a opção “execução de Alimentos” ou pelo Disk 129. Quem está sendo cobrado pelo pagamento de pensão alimentícia também PODE ser assistido pela Defensoria, também devendo ligar para o Disk 129.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Decretos, Educação, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Justiça, Manaus, Polícia, Polícia Civil, Prisão, Região Norte do Brasil, Segurança Pública, SSP-AM, Transporte
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Ações do Governo do Amazonas na área de saneamento básico são destaque em evento do Crea-AM

14/08/2025
Governo do Amazonas

Ministério da Saúde entrega certificação a maternidades do Estado com Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta

14/08/2025
Governo do Amazonas

Com apoio do Governo do Amazonas, Festival do Beiradão celebra patrimônio imaterial do estado

14/08/2025
Governo do Amazonas

“Vai ajudar com a entrega do nosso produto”, afirma produtora rural sobre triciclo entregue pelo Governo do Amazonas

14/08/2025
Governo do Amazonas

Agenda Fapeam tem 42 eventos científicos e tecnológicos apoiados no segundo semestre de 2025

14/08/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima defende estratégia integrada para avanços na segurança pública durante Fórum Brasileiro

14/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus