O deputado Adjuto Afonso (PDT) afirmou em pronunciamento nesta quarta-feira (30), ser favorável às propostas do pacto federativo, no que diz respeito à liberação de recursos para estados e municípios. Para o parlamentar, as medidas são favoráveis para contribuir com o avanço do país.
“O pacto federativo é uma das mais importantes reformas para o país, que precisa dotar os municípios de mais autonomia e mais recursos. O maior exemplo foi a questão da Cessão Onerosa, em que estados e municípios já terão uma fatia, recursos que serão auferidos com o pré-sal. Antigamente nós não tínhamos sequer a menor possibilidade de ter esse recurso. Isso já é fruto desse pacto federativo que o país está promovendo através do congresso nacional”, disse o parlamentar.
Setor primário
Outro assunto abordado pelo deputado Adjuto foi um projeto que estimula o setor primário, através da utilização de sacaria biodegradável de juta e malva. A notícia foi veiculada nos jornais impressos da cidade. Trata-se de um projeto piloto enviado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que prevê a substituição dos sacos plásticos utilizados para o transporte de milho.
“Certamente estímulo ao setor de fibra de nosso estado. A nossa fibra malva e juta foi certamente em grande parte o sustentáculo de nossa economia, principalmente na região do Solimões, Manacapuru, Beruri, Anorí, esses municípios que tem uma produção de fibra muito grande. Hoje, essas fibras perderam o mercado, vem de outros países, tirando o emprego do nosso caboclo do interior. Esse projeto piloto se for pra frente vai gerar emprego e renda sem dúvida para o Amazonas”, ressaltou o parlamentar.
Gabinete do Deputado Adjuto Afonso (PDT)
Texto: Assessoria do Deputado
Nívia Rodrigues (92) 99983-6147 / 3183-4579
Foto: Ney Xavier