Foto: Divulgação/Detran-AM
Mais de 400 mototaxistas participaram de uma assembleia promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) no município de Manicoré (a 332 quilômetros da capital). A reunião teve a participação das cinco associações cadastradas na cidade e tratou sobre a importância da capacitação dos profissionais e os cuidados necessários para melhorar a segurança no trânsito.
Na assembleia, realizada na última quarta-feira (23/10), no Auditório da Câmara Municipal do município, foi discutida a organização do transporte da categoria e suas propostas. Na cidade, quase 80% dos mototaxistas não estão habilitados, e os que possuem habilitação não receberam a capacitação necessária para exercer a profissão.
Além de presidentes das associações dos mototaxistas, participaram das discussões tratadas no encontro autoridades como o presidente da Câmara, Augusto Vieira; os vereadores Nelson Monteiro e Clóvis Garcia; o comandante da Polícia Militar, Nedilson Brito; e o representante do Tiro de Guerra do Exército 12-002, tenente Muniz.
A reunião serviu para orientar os profissionais sobre a importância do respeito às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), promover futuramente a qualificação profissional e ressaltar a importância de consciência no trânsito. Vale ressaltar que as parcerias entre as instituições que fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito e a sociedade, em especial os mototaxistas, são importantes para a promoção de um trânsito seguro.
O representante do Detran-AM em Manicoré, Kelsimar Delgado, relatou que a assembleia teve o objetivo de salientar a importância de um trânsito seguro e a necessidade de uma qualificação profissional com boa relação custo-benefício.
Foto: Divulgação/Detran-AM
“Os mototaxistas precisam aprender a importância de um conhecimento sobre o trânsito consciente e seguro. Entretanto, precisam de uma qualificação com um custo-benefício, lembrando que 80% não têm a Carteira Nacional de Trânsito (CNH) para ter uma renda mensal, por isso, a necessidade de um curso de qualificação para esses mototaxistas”, disse.