Nesta segunda-feira (21/10) o vereador Hiram Nicolau (PSD) cobrou, na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o cumprimento da Lei 2.413, de sua autoria, que tem por finalidade receber a colaboração direta de pessoas físicas ou jurídicas na implantação, melhoria e conservação de pontos de embarque e desembarque de ônibus em Manaus.
A iniciativa “Adote um Ponto de Ônibus” se caracteriza pela adesão espontânea dos interessados, e cada ponto pode ser adotado por mais de um colaborador. É uma forma de melhorar a estrutura desses locais para beneficiar milhares de pessoas que dependem do transporte coletivo diariamente na nossa cidade.
Apesar de sancionada pelo prefeito Arthur Neto no dia 12 de fevereiro desse ano, a Lei nunca foi colocada em prática. Na tribuna, o vereador Hiram Nicolau parabenizou a prefeitura de Manaus pelo programa de revitalização de 23 passarelas de pedestres em Manaus e ressaltou que a mesma atenção deve ser dada as paradas de ônibus.
“Ao mesmo tempo em que parabenizo a Prefeitura por estar fazendo a revitalização dessas passarelas, eu quero cobrar mais uma vez a execução da Lei 2.413, sancionada dia 12 de fevereiro desse ano pelo prefeito Arthur. Se passaram 10 meses e a Prefeitura ainda não se importou em falar quais são as regras para que os empresários possam adotar as paradas de ônibus e melhorar a situação de pessoas que esperam todos os dias pelo transporte coletivo no sol e na chuva. É uma falta de respeito com essa casa e com a população de Manaus. Já são 10 meses de Lei que não saiu do papel por pura inércia. Eu cumpro meu papel de cobrar que a Prefeitura possa olhar para essa lei e agir para que assim como passarelas estão sendo recuperadas em parceria público privada e estão melhorando a situação dos pedestres, porque não fazer a mesma coisa com as paradas de ônibus. É um projeto de minha autoria, aprovado pela Casa e que a Prefeitura infelizmente está fazendo vista grossa”, ressaltou o parlamentar.
A cobrança recebeu apoio da maioria dos vereadores que participaram das discussões.
Texto: Mariana Rocha – Assessoria do vereador Hiram Nicolau
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM