Trinta e quatro profissionais de educação receberam, na tarde desta quarta-feira (16), a Medalha do Mérito Legislativo Educacional Professora Ignês de Vasconcellos Dias, concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A entrega da comenda aconteceu durante Sessão Especial, no Plenário Ruy Araújo, presidida pelas deputadas Alessandra Campêlo (MDB), Therezinha Ruiz (PSDB) e Dra. Mayara Pinheiro Reis (PP). O evento deu início à Semana Estadual de Valorização do Educador, em alusão ao Dia do Professor, em 15 de outubro.
Como ocorre todos os anos, cada um dos 24 deputados estaduais indicou um profissional para ser condecorado. Outros dez nomes foram escolhidos pelo Fórum de Educação do Amazonas.
Autora do Projeto de Resolução que instituiu a Medalha, a presidente da Comissão de Educação da Aleam, deputada Therezinha Ruiz, destacou, em discurso da tribuna, que a homenagem é uma maneira de reconhecer o trabalho desenvolvido por professores não só da Capital, mas também dos municípios do interior do Estado. As indicações, segundo ela, contemplam profissionais que se distinguem por seus méritos educacionais nas áreas pública e privada. “Quando tivemos a ideia de criar a Medalha, não imaginávamos que hoje teríamos essa linda adesão por todos que estão aqui no exercício do mandato”, observou a parlamentar.
Em nome dos homenageados, a ex-deputada estadual Vera Lúcia Marques Edwards agradeceu pela honra de ter sido indicada para falar em nome dos agraciados. Ao se pronunciar, ela expressou gratidão aos parlamentares. “Quero externar minha alegria e satisfação pelo reconhecimento do nosso trabalho na educação, sobretudo advindo dos nobres deputados desta Casa Legislativa”, afirmou a oradora. Segundo ela, o reconhecimento é o melhor combustível para alavancar o trabalho. “A maior recompensa do trabalho não é o que nos pagam, mas aquilo em que ele nos transforma”, disse Vera Edwards.
A solenidade contou com a apresentação do grupo Os Sopraninos, formado por crianças e adolescentes do Centro de Artes Aníbal Beça, do bairro São José III, na Zona Leste de Manaus. Sob a regência da professora Benda Zane, eles tocaram, em flauta doce, o Hino Nacional e a música A Voz do Morro, de Zé Keti. Outra atração artística foi o Coral da Escola Estadual Brigadeiro Camarão, do bairro São Lázaro, na Zona Sul da Capital. Comandados pelo professor Izaias Farias, os estudantes cantaram as canções Vento Norte, de José Augusto Cardoso; Amazonas Moreno, de Celdo Braga; e É Preciso Saber Viver, de Erasmo e Roberto Carlos.
Dentre as autoridades, participaram da cerimônia o secretário de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), Vicente Nogueira; o secretário Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) da Prefeitura de Manaus, Eisenhower Pereira Campos; o diretor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Antonio Venâncio; o superintendente de Patrimônio da União (SPU), Alessandro Cohen Melo; a representante do Fórum de Educação do Amazonas, Cecília Maria Rodrigues de Souza; o vereador de Manaus Gedeão Amorim (MDB); e o representante da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, Alcenir Pessoa Figlioulo Neto.
Histórico
A Medalha do Mérito Legislativo Educacional foi instituída pela Resolução nº 459/2009, de autoria da deputada Therezinha Ruiz, e tem o nome da professora Ignês de Vasconcellos Dias. Nascida em 1921, no município de Itacoatiara (a 176 km de Manaus em linha reta), ela se tornou referência como educadora no Amazonas, tendo dedicado sua vida ao magistério. Ignês de Vasconcellos foi Secretária de Estado da Educação.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Edvanildo Lobo
Fotos: Elisa Garcia Maia/Aleam