A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), através da escola do Legislativo Senador José Lindoso, atendeu a 2.204 crianças e adolescentes este ano. Os dados, divulgados na segunda-feira (14), são referentes a projetos voltados a estudantes de nível fundamental das escolas das redes pública e privada de ensino.
De acordo com as estatísticas, de 1º de fevereiro a 11 de outubro foram assistidos pelo Projeto Conhecendo o Legislativo 1.683 alunos de 34 estabelecimentos educacionais de Manaus, e 521 estudantes de 12 escolas pelo Projeto Palestras de educação Cidadã.
O diretor da escola do Legislativo, João Paulo Jacob, avaliou como expressivos os números de atendimentos realizados. Segundo ele, é resultado do esforço que a Presidência da Casa tem empreendido em prol dos públicos infantil e infanto-juvenil. Jacob ressaltou que um dos objetivos da escola é educar crianças e adolescentes, para formar pessoas que sejam no futuro cidadãos conscientes.
“É através da educação que se PODE transformar e ter resultados diferentes, em médio prazo, que vão ao encontro dos anseios do que a população tanto precisa”, afirmou o diretor. Para ele, é fundamental se cultivar nas crianças, desde cedo, os valores expressos na Constituição Federal, a exemplo dos direitos e deveres individuais e coletivos, assegurados na Lei Maior.
Devido ao êxito dos Projetos Conhecendo o Legislativo e Palestras de educação Cidadã, João Paulo revelou que é meta da escola interiorizá-los, expandindo-os, em um primeiro momento, para as zonas de Manaus e municípios da Região Metropolitana da capital amazonense. “Dar ao jovem e à criança do interior a possibilidade de participar e ter um Poder Legislativo presente é compromisso da Aleam”, frisou o diretor da escola do Legislativo.
O Projeto Conhecendo o Legislativo proporciona aos estudantes a possibilidade de vivenciar momentos dentro das instalações do Parlamento estadual. Em visitas ao complexo da Aleam, eles conhecem as instalações da Casa, observam as atividades – como as Sessões Plenárias – e participam de palestras. Por outro lado, o Projeto Palestras de educação Cidadã traz os alunos à escola para interagir em palestras que enfocam temas como ética, moral, política, Cidadania, entre outros relacionados à formação do indivíduo.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Edvanildo Lobo
Foto: Hudson Fonseca/Aleam