17:05 – 15/10/2019
FOTO: ASCOM/AFEAM
A Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A. (Afeam) participou da sessão especial em homenagem aos 30 anos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) nesta terça-feira (15/10), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
Na ocasião, o diretor-presidente da Agência, Marcos Vinicius Castro, representando o governador do Estado, Wilson Lima, afirmou que Agência está em tratativas com o Banco da Amazônia para a utilização do FNO. “Temos a expectativa de também trabalharmos com este Fundo, principalmente com linhas voltados ao setor primário, é um anseio da Afeam e uma orientação do Governo do Estado. Estamos buscando alternativas para operacionalizarmos o financiamento”, destacou Marcos Vinicius.
O presidente do Banco Amazônia, Valdecir Tozzi, destacou a atuação do Basa na região. “O Banco está num momento especial porque estamos retomando do crescimento econômico. Nossa expectativa para este ano é que a economia da região Norte cresça em torno de 2,5%, acima do crescimento esperado para o país. Como banco de desenvolvimento precisamos estar disponível, facilitando e simplificando o acesso do crédito FNO, um instrumento que beneficiou tanta gente em cada cidade do Amazonas e da região”.
FNO – Criado em 1988 (artigo 159, inciso I, alínea “c” da Constituição da República Federativa do Brasil e artigo 34 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias) e regulamentado em 1989 (Lei nº 7.827, de 27/09/1989), o Fundo é uma fonte de recursos financeiros estáveis para o crédito de fomento da região Norte e um dos principais instrumentos econômico-financeiros de execução da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), elaborada pelo Ministério da Integração Nacional. A dotação orçamentária para o Amazonas é de R$ 1,7 bilhão e até o momento foram utilizados R$ 410 milhões.
Reportar Erro
[embedded content]
Notícias Relacionadas