O projeto “Mulher Empreendedora”, de autoria da presidente da Comissão de Proteção dos Direitos da Mulher, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereadora Mirtes Salles (PL), está promovendo um curso de empreendedorismo ofertado pelo Centro de Educação Tecnológica do Estado do Amazonas (Cetam). O curso está sendo ministrado na sala de cinema da CMM.
O curso terá duração de duas semanas e para a vereadora Mirtes Salles, esse é o momento de capacitar as mulheres para que tenham sucesso em seus negócios. “Essa é a nossa primeira turma no curso de empreendedorismo. Meu compromisso como presidente da Comissão da Mulher é não somente oferecer uma linha de microcrédito através do projeto mas também oferecer capacitação, para que quando elas forem empreender, tenham conhecimento e sabedoria para investir dinheiro em seu negócio”, disse.
Em cinco meses de lançamento o projeto já atendeu 70 mulheres em situação de vulnerabilidade social que sonham em ter sua independência financeira. Seis dessas mulheres já tiveram suas linhas de microcrédito aprovadas e 30 já foram estão habilitadas a receber o financiamento.
A proposta do projeto Mulher Empreendedora é promover o empoderamento feminino, principalmente para mulheres que estão em vulnerabilidade social, reduzindo as desigualdades, alcançando sua independência e autonomia financeira, com a utilização de recursos do Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao desenvolvimento social do Estado do Amazonas (FMPES).
A participação das mulheres na vida econômica brasileira aumenta consideravelmente a cada ano. Cada vez mais mulheres buscam empreender, pois muitas delas querem uma atividade rentável que possa ser exercida de forma autônoma e independente. De acordo com a pesquisa GEM Brasil 2015 (Global Entrepreneurship Monitor), o público feminino é mais expressivo do que o masculino, quando o assunto é a abertura de novos empreendimentos.
Capacitação
As mulheres são capacitadas com cursos de gestão e técnicos na área do seu empreendimento, contando com parceiros como a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM).
Como participar
Para participar do projeto basta comparecer ao gabinete 09, da vereadora Mirtes Salles, da Câmara Municipal de Manaus, localizado na Av. Padre Agostinho Caballero Martin, 850, Santo Antônio, com a seguinte documentação cópia e original do CPF, RG e comprovante de residência. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 08h às 14h.
Texto e foto: Ianca Beatriz – Assessoria da vereadora Mirtes Salles
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM