O vereador Elias Emanuel (PSDB) deu entrada, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), em um projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da aplicação do questionário PAR-Q nas unidades educacionais e de saúde da cidade de Manaus.
O PAR-Q é um questionário que identifica possíveis restrições relativas à saúde das pessoas e que são limitadoras para a prática de exercícios físicos. Ele também auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e osteoporose.
O vereador destaca que a atividade física é fundamental para o desenvolvimento cognitivo tanto nas escolas quanto em grupos sociais, unidades de saúde e academias em geral, mas é necessário que haja cuidados especiais com relação à prática esportiva.
Diante disso, o PL determina que o questionário seja preenchido obrigatoriamente por um profissional da área da saúde, educação ou com habilitação em educação física. Composto por sete perguntas, as respostas devem estar condicionadas apenas entre o “sim” e o “não”, devendo ser feito com crianças (acompanhadas por um responsável), adultos e idosos antes de iniciar a avaliação física.
Atualmente o PAR-Q é aplicado em clubes, ginásios esportivos e personal trainer que utilizam o questionário para traçar um modelo de treino personalizado para cada pessoa como afirma Herbert Almeida: “Sempre que um profissional iniciar uma atividade física, é necessário fazer esse tipo de avaliação, pois há um risco muito grande de ser indicado um tipo de treinamento e não ser o treino mais apropriado para essa pessoa”, disse.
Ainda de acordo com o educador físico, caso seja iniciado um treino sem a devida avaliação, poderão ocorrer lesões que irão prejudicar a saúde da pessoa e causar outros males relacionados a condição física das pessoas.
Em geral, os problemas cardíacos são os mais preocupantes e limitantes para aqueles que desejam começar a praticar atividades físicas com frequência e a falta de instrução na hora de realizar a atividade acaba prejudicando aqueles que tem interesse mas acabam com uma interrogação na cabeça sobre qual exercício fazer e qual o mais adequado.
Para o autor do projeto, a lei vai de encontro a preservação da saúde das pessoas. “O PAR-Q é um questionário simples que vai ser utilizado antes de qualquer atividade para que o profissional descubra se a pessoa está apta a realizar os exercícios, se ela toma algum tipo de medicação, se ela possui alguma patologia. A aplicação correta do questionário pode salvar uma vida”, finaliza Elias Emanuel.
Texto: Assessoria do vereador Elias Emanuel
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM