O presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Cabo Maciel (líder do PL), e o Defensor Público Geral Rafael Vinheiros Barbosa, visitaram na manhã desta segunda-feira (14), o Batalhão de Policiamento de Guarda da Polícia Militar (BPG) dando início ao mutirão carcerário, no Núcleo Prisional da Polícia Militar (NPPM).
O deputado Cabo Maciel acompanhado do Dr. Rafael Barbosa e do Defensor Público Maurílio Casas Maia, da Auditoria Militar, foram recepcionados pelo comandante do BPG, Ten. Cel. Glauco Rubens de Alencar, que encaminhou os Defensores aos assistidos.
No último dia 25 de setembro o presidente da CPSP da Aleam, deputado Cabo Maciel, esteve visitando o presídio para ouvir as reivindicações dos apenados e constatou dentre outras coisa o excesso de prazo que prejudica grande parte presos, devido à falta de apoio jurídico.
Diante do quadro, o parlamentar acionou a Defensoria Pública do Estado (DPE), que através do Defensor Público Geral, Dr. Rafael Barbosa, foram visitar o Batalhão de Policiamento de Guarda para ouvir os militares presos.
Na manhã desta segunda-feira, Rafael Barbosa, acompanhado de uma equipe de Defensores, sob o comando do Defensor Dr. Maurílio Maia, foram ouvir cada um dos presos, com prioridade para aqueles que, não tem advogado para defendê-los.
Na oportunidade o deputado Cabo Maciel agradeceu a presença dos Defensores Públicos, na pessoa de Rafael Barbosa e defendeu que fosse dada atenção a suspensão do pagamento dos apenados, uma vez que a maior vítima desses encarcerados tem sido a família, que fica sem renda para manutenção da esposa e filhos. O parlamentar lamentou a suspensão do salário, mais pediu que fosse revisto essa questão, uma vez que se trata de seres humanos que dependem do salário do servidor para sobreviver com dignidade.
Gabinete do Deputado Cabo Maciel (PL)
Texto: Assessoria do Deputado
Jerson Aranha (92) 99156-0879
Foto: Paulo Ferraz (92) 99425-2514