Durante reunião realizada na manhã da última sexta-feira (5) com o secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Dr. Quirino Cordeiro Júnior, o deputado estadual Carlinhos Bessa (PV), presidente da Comissão de Políticas Sobre Drogas da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), solicitou ao Governo Federal ajuda para a reativação da Base Anzol, apoio a comunidades terapêuticas no Estado e a criação de um programa-modelo de prevenção e combate às drogas.
“Entreguei ao secretário Quirino o requerimento de minha autoria que pede a reativação da Base Anzol no Amazonas, para que ele entregue ao ministro de Justiça, Sérgio Moro, e reforce a importância do pedido. Aqui no Amazonas, o tráfico de drogas só aumentou após a desativação da base. Não há controle nas fronteiras e precisamos oferecer melhores condições para que os nossos policiais possam atuar. Além da repressão, precisamos propor novos modelos de trabalhos na prevenção”, destacou o parlamentar.
O secretário de Cuidados e Prevenção ao Uso de Drogas, Quirino Cordeiro Jr., ressaltou as modificações das novas diretrizes da Política Nacional Sobre Drogas. “No início de abril deste ano, foi publicado o decreto que criou a Política Nacional sobre Drogas. Na área de tratamento, o Governo Federal fez uma ampliação importante no financiamento público a comunidades terapêuticas, aumentando a possibilidade da ampliação do atendimento nessas comunidades. Saímos de 2,9 mil para 11 mil vagas ofertadas”, disse o secretário.
Quirino destacou ainda a importância da atuação da Comissão de Políticas Sobre Drogas da Aleam. “É importante que a Assembleia Legislativa tenha uma comissão de políticas sobre drogas para tratar do tema. Foi uma satisfação poder participar de uma reunião bastante produtiva com os membros da comissão e com os outros deputados. Nós discutimos vários aspectos da política sobre drogas. Ações que possamos fazer em conjunto com o Governo Federal e o Amazonas”, finalizou.
Participaram da reunião, os deputados João Luiz (PRB), Therezinha Ruiz (PSDB) e a deputada vice-presidente da Aleam, Alessandra Campelo (MDB). Além dos deputados, participaram o presidente da Fazenda da Esperança, bispo emérito Dom Mário Pasqualotto; o Procurador Geral da Fazenda da Esperança, Dr. Adalberto Calmon; o Coordenador da Região Norte da Fazenda da Esperança, Pe. Vinicius Gouvêa; e a diretora do Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz (CRDQ), Dra. Fábia Ileana.
Gabinete do Deputado Carlinhos Bessa (PV)
Texto: Assessoria do Deputado
Emerson Benevides (92) 99124-0016
Rafael Simões (92) 99102-9790
Foto: Alexandre Linhares